O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que os problemas técnicos enfrentados no RB19 de Sergio Perez, hoje na qualificação para o GP da Austrália de Fórmula 1, não são problemas de confiabilidade.
Enquanto o mexicano vai ter que largar em P20 na corrida no domingo, seu companheiro de equipe, Max Verstappen garantiu a pole.
Perez pôde ser ouvido no rádio da equipe reclamando de problemas nos freios e no motor já durante o TL3. Marko confirmou as declarações de Perez. A causa da falha de Perez foi de fato um problema técnico no motor. Falando à Sky, Marko disse que Perez também teve parte de responsabilidade: “Sergio já teve problemas com as configurações do motor no TL3. Acho que isso o deixou inseguro e foi por isso que ele escapou da pista (e ficou preso na caixa de brita)”, disse ele.
Marko continuou: “Talvez não tenha sido uma configuração ideal, mas ele estava inseguro, impetuoso. Na primeira volta, os pneus estavam ainda mais frios, e isso contribuiu para fazê-lo escorregar, infelizmente.” Segundo o austríaco, os problemas técnicos podem ser atribuídos ao mapeamento do motor. “Não tivemos problemas de confiabilidade neste fim de semana. Foi o ajuste fino do mapeamento do motor. Isso em si não tem nada a ver com confiabilidade”, acrescentou.
Para amanhã, Marko não avalia muito bem as chances do mexicano. “Neste circuito, é muito difícil ultrapassar. Portanto, se ainda conseguirmos chegar aos pontos nesta corrida, já devemos estar felizes”, finalizou Marko, se referindo à corrida de Perez no domingo.
Fonte: f1mania