A forte disputa entre a Mercedes e a Red Bull em 2021, forçou a equipe de Max Verstappen e Sergio Perez, a continuar desenvolvendo o RB16B até a última corrida daquela temporada. Os novos regulamentos que entraram em vigor em 2022 acabarem sendo convenientes para a Red Bull, segundo o consultor do time, Helmut Marko.
Como a Red Bull teve que manter sua atenção no carro do ano passado por tanto tempo, restava menos tempo para desenvolver o novo carro de 2022. No início da nova temporada, no entanto, Adrian Newey já parecia ter feito um excelente trabalho no projeto do RB18, já que junto com o F1-75 da Ferrari, era o bólido mais rápido do grid.
Marko afirmou que as mudanças nas regras funcionaram a favor da Red Bull. “Se os antigos regulamentos tivessem permanecido em vigor, teria sido um problema”, disse ele em conversa com a Auto, Motor und Sport. As décadas de experiência de Newey foram de extrema importância, até porque o projetista já havia visto e vivenciado o problema do ‘porpoising’ anteriormente.
“Assim, pessoas como Adrian Newey ou Rob Marshall puderam usar suas décadas de experiência. Eles reconhecem as armadilhas e fraquezas dos regulamentos, sabem por onde começar e em que direção ir”, afirmou Marko.
Realmente o RB18 foi um dos carros que menos sofreu com o ‘porpoising’ em 2022, o que pôde ser comprovado pelas câmeras a bordo dos carros da equipe, e obviamente pelos resultados alcançados.