F1: Marko diz que novas regras de 2022 foram boas para a Red Bull


A forte disputa entre a Mercedes e a Red Bull em 2021, forçou a equipe de Max Verstappen e Sergio Perez, a continuar desenvolvendo o RB16B até a última corrida daquela temporada. Os novos regulamentos que entraram em vigor em 2022 acabarem sendo convenientes para a Red Bull, segundo o consultor do time, Helmut Marko.

Como a Red Bull teve que manter sua atenção no carro do ano passado por tanto tempo, restava menos tempo para desenvolver o novo carro de 2022. No início da nova temporada, no entanto, Adrian Newey já parecia ter feito um excelente trabalho no projeto do RB18, já que junto com o F1-75 da Ferrari, era o bólido mais rápido do grid.

Marko afirmou que as mudanças nas regras funcionaram a favor da Red Bull. “Se os antigos regulamentos tivessem permanecido em vigor, teria sido um problema”, disse ele em conversa com a Auto, Motor und Sport. As décadas de experiência de Newey foram de extrema importância, até porque o projetista já havia visto e vivenciado o problema do ‘porpoising’ anteriormente.

“Assim, pessoas como Adrian Newey ou Rob Marshall puderam usar suas décadas de experiência. Eles reconhecem as armadilhas e fraquezas dos regulamentos, sabem por onde começar e em que direção ir”, afirmou Marko.

Realmente o RB18 foi um dos carros que menos sofreu com o ‘porpoising’ em 2022, o que pôde ser comprovado pelas câmeras a bordo dos carros da equipe, e obviamente pelos resultados alcançados.

 

 

 

Anteriores F1: Com forte movimentação no mercado de chefes de equipe, Horner reafirma seu posto na Red Bull
Próxima Polícia Civil de MT cumpre prisão de casal envolvido em desvio de cargas na BR-163