F1: Marko diz que engenheiros da equipe passaram a ouvir mais Verstappen


Helmut Marko afirmou que a Red Bull Racing alterou significativamente sua forma de trabalhar na busca pelo título de Max Verstappen na temporada 2025 da Fórmula 1. Segundo o consultor da equipe, os engenheiros passaram a ouvir mais atentamente as observações do piloto, o que tem sido um fator decisivo na recuperação de desempenho do time nas últimas corridas.

Após o GP da Holanda, Verstappen chegou a estar 104 pontos atrás na luta pelo campeonato de pilotos. No entanto, o holandês reduziu a diferença para apenas 36 pontos antes do GP de São Paulo, vencendo três das últimas cinco provas desde a introdução do novo assoalho no GP da Itália, em Monza.

Embora as atualizações técnicas tenham sido apontadas como um divisor de águas na temporada, Marko destacou que o avanço não se deve apenas ao pacote de atualizações, mas também à nova dinâmica de comunicação entre piloto e engenheiros.

“Todas as mudanças e ajustes se encaixaram de forma ideal”, afirmou Marko à Formule 1 Magazine. “Esse é o motivo pelo qual o carro está mais competitivo. E Max tem um papel importante nas discussões técnicas com sua experiência”.

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing RB21 celebrates his third position at the end of the race.
Foto: XPB Images

O dirigente explicou que a equipe passou a dar mais peso às opiniões do tetracampeão, em vez de depender exclusivamente de dados e simulações: “Foi importante que os engenheiros começassem a ouvir mais o Max. Eles já faziam isso antes, mas não na medida em que fazem agora. Antes, tudo girava mais em torno dos números do simulador ou do CFD”, completou.

Com mais confiança no carro, Verstappen conseguiu ampliar a janela de desempenho do RB21, tornando-o mais previsível e competitivo. Segundo Marko, essa sintonia entre piloto e equipe tem sido fundamental para a nova fase da Red Bull, e para manter vivo o sonho do quinto título do piloto holandês.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.

Fonte: f1mania

Anteriores Professora que sugeriu enfrentar fuzis com pedrada pede proteção ao governo Lula
Próxima MMA formaliza investimento em projetos do edital Periferias Verdes Resilientes