O consultor da Red Bull, Helmut Marko, disse que alertou o falecido Niki Lauda, ex-presidente não executivo da Mercedes, sobre a potencial disponibilidade de Lewis Hamilton, quando o então jovem britânico ainda corria na McLaren.
Foi em 2012 que Lauda procurou Hamilton pela primeira vez, o britânico na época já tinha conquistado seu primeiro título na Fórmula 1 em 2008, com a McLaren.
Hamilton decidiu fazer o que foi uma mudança inesperada na época, para a Mercedes. Sua primeira temporada com a equipe em 2013 rendeu apenas uma vitória, enquanto a Red Bull conquistou o quarto título de pilotos e construtores consecutivos, com Sebastian Vettel vencendo 13 das 19 corridas naquela temporada, para garantir seu quarto e último título de pilotos.
Naquele momento, não parecia que a mudança de Hamilton para a Mercedes fosse particularmente prejudicial para a Red Bull.
Após a introdução das unidades de potência turbo híbridas para a temporada 2014, a Mercedes disparou para o topo da Fórmula 1 e se tornou a nova força na categoria, conquistando oito títulos consecutivos de construtores de 2014 a 2021, e Hamilton conquistando seis títulos de pilotos no mesmo período.
Marko então acredita que cometeu um ‘completo erro de julgamento’, ao mencionar Hamilton para Lauda.
“Eu dei a ele (Lauda) algumas informações de que Lewis estaria disponível”, disse Marko ao Sport Bild. “É claro que eu não estava sendo altruísta. Na época, achávamos que Lewis seria uma ameaça menor para nós na Mercedes do que na McLaren, para quem ele corria naquele momento.”
“Mas em retrospectiva, foi um erro de julgamento completo, embora na época não fosse realmente previsível. Mas com o conhecimento que tenho hoje, definitivamente não faria isso de novo”, disse Marko.
Hamilton certamente causou muita decepção à Red Bull ao longo dos anos desde então, mas a história da Fórmula 1 agora se repetiu com a Red Bull atualmente sendo a força dominante mais uma vez.
Fonte: f1mania