Não é novidade que a Red Bull está tentando trazer Colton Herta, piloto da Indycar, para a F1 – mais especificamente para a AlphaTauri. No entanto, Herta dependia da aprovação da FIA para obter uma superlicença, já que não possui uma. Na noite de sábado, surgiram rumores de que isso foi negado, e Hemult Marko, conselheiro da equipe austríaca, não ficou nada feliz. Ele continua comprometido em trazer Herta para a categoria, e acha que seria possível a FIA conceder uma superlicença sem mudanças nas regras.
Os rumores são de que o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, tenha analisado a situação e feito questão de aderir às regras do Código Esportivo Internacional, que não dão chances de o piloto americano receber uma superlicença. Um porta-voz da FIA disse ao Motorsport.com: “A FIA não será pressionada por nenhuma equipe a tomar decisões sobre questões como pontos de superlicença. O presidente da FIA implementou uma governança robusta e vamos cumprir isso.”
O assunto se tornou um tópico importante no paddock pois, a superlicença de Herta o daria a chance de ser contratado pela AlphaTauri para substituir Pierre Gasly – que seria liberado para uma possível vaga na Alpine. No entanto, caso o americano não consiga a superlicença, Gasly não seria liberado para negociar com outras equipes porque já possui contrato com a AlphaTauri para temporada de 2023.
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Porém a FIA não parece disposta a querer abrir uma exceção para o piloto da Indycar, mas Marko acha que uma exceção não é necessária. O austríaco diz que ele não conseguiria receber os 40 pontos da superlicença por “força maior”.
“Trata-se de uma corrida que não houve pilotos suficientes no início. É por isso que ele só conseguiu um terço dos pontos.
“Não cabe ao piloto decidir quantos pilotos estão na linha de largada. A superlicença seria possível sem achar exceções nas regras existentes ou ir contra os regulamentos.”
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Sendo assim, está programado um teste para Herta com um carro de F1. No entanto, supreendentemente isso não acontecerá com um carro da Red Bull ou AlphaTauri. “A intenção é que Herta faça um teste de F1 na Alpine em Budapeste. Este teste deve acontecer antes de viajarmos para Singapura.”
Ainda assim, Marko disse que ainda não ouviu nada da FIA sobre a superlicença: “Foi dito que a decisão deveria ser tomada neste fim de semana, mas até agora não recebemos nenhum sinal.”