Helmut Marko, consultor da Red Bull, acusou alguns pilotos de “bloquear” o avanço da próxima geração para a F1. Esta temporada é a primeira na história do esporte em que o grid permaneceu inalterado em relação ao ano anterior, com todas as 10 equipes mantendo suas duplas de pilotos. Marko, que lidera o programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull desde 1999, tem sido fundamental na carreira de campeões como Sebastian Vettel e Max Verstappen, além de vencedores de corridas como Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e Pierre Gasly.
Em sua coluna na Speedweek, Marko criticou a falta de renovação no grid: “Não posso citar nomes, mas há pilotos no campo que estagnam e são um pouco melhores ou piores dependendo do humor”, escreveu ele. “Eles bloqueiam o caminho para os jovens pilotos. As equipes também têm medo dos juniores. Claro, eles cometem erros, mas eu prefiro alguém que cometa erros e seja uma esperança para o futuro do que não haver mais melhorias,”
A recente promoção de Oliver Bearman para uma vaga na Haas em 2024 garante que haverá pelo menos um novato na próxima temporada. Marko acredita que a impressionante participação de Bearman na Arábia Saudita, substituindo Carlos Sainz em março, foi decisiva para essa oportunidade.
“Com Oliver Bearman, ele estava no lugar certo na hora certa e subirá para a Fórmula 1 no próximo ano, sua corrida na Ferrari mostrou-lhe seu futuro na F1, mas se você olhasse para seus resultados na Fórmula 2, as coisas pareceriam muito piores para ele. Mas é bom que os jovens estejam entrando na Fórmula 1, sou absolutamente a favor disso,” disse Marko.
Apesar dos sucessos passados, o programa de desenvolvimento da Red Bull tem enfrentado desafios recentes. Yuki Tsunoda, promovido em 2021, foi o último piloto a ser integrado à equipe. As dificuldades de Pierre Gasly e Alex Albon na equipe principal levaram à contratação de Sergio Perez de fora, enquanto Ricciardo, aos 35 anos, faz parceria com Tsunoda na RB.
Marko, no entanto, destacou dois jovens talentos: Isack Hadjar, líder da classificação da Fórmula 2, e Arvid Lindblad, esperança do título da Fórmula 3. “Durante as férias de verão, também analisaremos e avaliaremos o desempenho dos juniores da Red Bull com mais detalhes”, comentou. “Hadjar assumiu a liderança na classificação da F2 com sua vitória na corrida principal em Silverstone. Não devemos esquecer que ele teve azar várias vezes, houve a falha do motor, depois o motor reserva que não funcionou e depois as duas falhas no fornecimento de combustível e duas vezes ele também foi rodado sem culpa própria. Caso contrário, ele estaria muito à frente no campeonato.”
“Lindblad brilhou na Fórmula 3, tendo subido diretamente da Fórmula 4 para a Fórmula 3 como novato e vencendo ambas as corridas. Ele tem apenas 16 anos e estamos encantados que agora você pode dirigir na F1 novamente aos 17. Mas estamos mantendo a calma e continuando a produzir bons resultados com nossos juniores, que agora estão desfrutando de mais prioridade novamente e também têm permissão para dirigir carros de F1. Isack se saiu bem em seu teste mais recente, ele nunca teve os pneus macios no carro, mas mostrou performances fortes. Isack e Arvid têm qualidades extremamente boas, são super rápidos e têm qualidade de F1. Não devemos esquecer Ayumu Iwasa, que atualmente está em segundo lugar na Super Fórmula no Japão,” finalizou.
Fonte: f1mania