F1: Marko comenta sobre possível renovação do contrato de Tsunoda com AlphaTauri


Nyck de Vries não teve um desempenho suficientemente bom na AlphaTauri, e como resultado foi dispensado pela equipe na semana passada. Com um time próprio de pilotos júnior, poderia parecer razoável oferecer a um talento de seu próprio grupo, a chance de participar das doze corridas restantes na atual temporada da Fórmula 1. Liam Lawson, por exemplo, era uma possibilidade, no entanto, o consultor da Red Bull, Helmut Marko explica por que Lawson foi preterido. Além disso, ele também comentou sobre o futuro de Yuki Tsunoda.

Segundo Marko, Lawson deve ser paciente com relação às oportunidades futuras. O piloto de 21 anos, que terminou em terceiro no campeonato da Fórmula 2 na última temporada, foi enviado para o Japão para seguir o ‘caminho de Pierre Gasly’, ou seja, correr em uma categoria altamente competitiva (Super Fórmula) em um ambiente cultural diferente, o que, segundo Marko, é um processo valioso para o desenvolvimento de jovens pilotos. Sendo assim, Liam Lawson permanecerá como piloto reserva para ambas as equipes pelo restante da temporada e participará do ‘Teste de Jovens Pilotos’.

Enquanto isso, a disputa pela vaga na Red Bull para a temporada de 2025 (ou até mesmo antes, caso o desempenho de Sergio Perez continue fraco como vem sendo) parece estar totalmente em aberto. Uma renovação do contrato de Perez é uma opção, bem como a possibilidade de trazer de volta Daniel Ricciardo para a equipe principal, porém, Marko também menciona a chance de Yuki Tsunoda continuar na AlphaTauri, o que eventualmenlmente poderia abrir uma chance para Tsunoda na Red Bull. O piloto japonês teve um bom início de temporada em 2023, o que deixou Marko extremamente satisfeito com seu desempenho.

Mesmo que um novo contrato para Tsunoda seja bastante provável, Marko ressalta que depende dos resultados. O dirigente já teve conversas com a Honda, sobre a renovação do contrato de Tsunoda, mas há uma pequena ressalva, pois a partir de 2026, a Honda será fornecedora de motores para a Aston Martin, e há uma possibilidade de a Honda querer levar Tsunoda para a equipe rival.

Marko também reforça que a escolha de Daniel Ricciardo foi apropriada, pois o piloto veterano traz uma vasta experiência com mais de 200 corridas na Fórmula 1, o que pode contribuir significativamente para a equipe AlphaTauri e ajudar no desenvolvimento do carro. A equipe teve um início difícil na temporada, conquistando apenas dois pontos em dez corridas, deixando-os na última posição do campeonato de construtores no momento.

Portanto, enquanto Marko enxerga um futuro promissor para Tsunoda, o piloto japonês terá a oportunidade de mostrar seu potencial durante o restante da temporada, e a extensão do contrato é bastante provável se ele continuar com boas performances. O dirigente acredita que a parceria entre Tsunoda e a equipe Honda ainda deve render bons frutos antes de uma possível mudança para a Aston Martin no futuro.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: “Coloque todos no mesmo carro e Max será o mais rápido”, afirmou Tost elogiando Verstappen
Próxima INSS volta a conceder auxílio-doença sem perícia; veja regras