F1: Marko comenta dificuldades na era de domínio da Mercedes


Helmut Marko, consultor da Red Bull, está em seu segundo período de sucesso com a equipe na Fórmula 1. A Red Bull conquistou os campeonatos de pilotos e construtores quatro vezes entre 2010 e 2013, com Sebastian Vettel. Agora, nos últimos dois anos, Max Verstappen conquistou o bicampeonato entre os pilotos, e a equipe venceu o título entre as equipes em 2022.

O início da era híbrida na F1 em 2014, atrapalhou os planos da Red Bull de continuar sua série de títulos, ainda com Vettel. A equipe perdeu a supremacia na categoria e viu a Mercedes dar um grande salto, sendo Lewis Hamilton o grande campeão juntamente com sua equipe até a temporada 2021.

Com exceção do título de Nico Rosberg em 2016, o britânico conseguiu manter a supremacia na F1 até 2020. Para a Red Bull, não havia como lutar contra isso. “O domínio da Mercedes pelo menos nos primeiros quatro anos da era híbrida, foi devido ao desempenho superior do motor”, afirmou Marko em entrevista ao Motorsport-magazin.com.

No entanto, com a chegada de Verstappen em 2016, eles logo se convenceram de que tinham um futuro campeão em mãos. Naquele momento, porém, a equipe não conseguiu entregar um carro forte o suficiente para brigar com a Mercedes, além da falta de experiência do holandês, juntamente com inúmeros erros cometidos por ele, não ajudarem no ressurgimento da Red Bull até então.

Segundo Marko, manter a equipe satisfeita e unida não foi nada fácil nesse período, mas não havia mais o que fazer. “Foi difícil manter a motivação alta quando as pessoas viam que tínhamos um motor com o qual não poderíamos vencer”, concluiu Marko.

Mas em 2021, a Red Bull construiu um ótimo carro, que junto com o crescimento pessoal e como piloto de Verstappen, proporcionou uma ótima disputa com Hamilton e a Mercedes, disputa essa vencida pelo holandês, mas com a Mercedes ainda ficando com o título entre as equipes.

Já em 2022, o domínio da Red Bull e de Verstappen foi total, e eles terminaram o ano como campeões entre os pilotos e os construtores, com algumas corridas de antecedência.

 

Anteriores De virada, Cuiabá vence e se classifica a 3ª fase da Copinha
Próxima Maioria vê inação no DF contra golpistas, segundo Datafolha