Duas equipes de ponta na Fórmula 1, a Red Bull e a Mercedes, pediram às autoridades do esporte que esclareçam e fechem as complexas brechas existentes nas regras do teto orçamentário.
A FIA, na semana passada, minimizou rumores de que, após a Red Bull e a Aston Martin terem sido consideradas em violação no ano passado, duas ou três equipes poderiam estar novamente em risco de penalidades por gastarem mais do que o permitido por temporada. No entanto, o Dr. Helmut Marko da Red Bull agora está indicando que esses rumores podem ser verdadeiros.
“Apesar de tudo, três equipes poderiam ter excedido o limite”, ele disse ao motorsport-total.com.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, revelou no último fim de semana na Hungria que teve “longas conversas” com os inspetores do teto orçamentário da FIA sobre verificações de conformidade.
Isso segue a emissão anterior de uma diretiva técnica pela federação com sede em Paris, alertando que um holofote agora caiu sobre a contabilidade inteligente entre as equipes da F1 e suas subsidiárias de engenharia.
Marko explicou: “A Red Bull está desenvolvendo o hiper carro RB17 (para 2025), e existem pessoas que trabalham em parte aqui e em parte lá. Como você contabiliza isso?”
Segundo ele, existem também pessoas na equipe que não querem mais viajar ou lidar com a pressão da F1, por isso podem ser alocadas nesses projetos. “E se eles trabalham na F1 por algumas horas, então você tem que calcular essas horas”, acrescentou Marko.
O alto funcionário da Red Bull, de 80 anos, acredita que o tópico do teto de custos ainda está muito aberto à interpretação e é fraco em fatos. “É um tópico que precisa ser aprimorado”, disse Marko.
Wolff concorda que, no momento, é “extremamente difícil” para os inspetores do teto orçamentário avaliarem se o pessoal não envolvido diretamente na F1 está adicionando desempenho aos carros de F1.
“Várias equipes empregam milhares de pessoas envolvidas em projetos comerciais e não comerciais”, observou Wolff.
“Teremos que melhorar isso para as novas regulamentações em 2026”, concluiu Wolff. Fique de olho no F1Mania para mais atualizações sobre este importante tema de governança na Fórmula 1.
Fonte: f1mania