Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, reconheceu que a equipe voltou a enfrentar dificuldades no primeiro dia de atividades em Zandvoort, nos treinos livres dessa sexta-feira para o GP da Holanda de Fórmula 1. Max Verstappen terminou apenas em quinto lugar na sexta-feira, mais de seis décimos atrás de Lando Norris, e ainda viu Fernando Alonso e Oscar Piastri ficarem à sua frente.
O austríaco destacou que, apesar de o time ter introduzido uma pequena atualização no bico dianteiro específica para o traçado holandês, o efeito foi mínimo: “É muito pequeno. Se tudo estiver equilibrado e funcionando bem, talvez traga alguns centésimos, nem meio décimo”, afirmou.

Marko comparou o cenário ao que ocorreu em Budapeste, mas destacou que os problemas atuais têm origem diferente: “Na Hungria, ficar em quinto teria sido positivo. Esse problema foi resolvido, mas ainda assim… Claro que não é o nosso tipo de circuito, então olhamos para Baku, Monza e Suzuka, que são muito melhores para nós”, completou.
Mesmo sem esperar uma recuperação repentina frente à McLaren, Marko acredita que a escolha dos pneus pode abrir possibilidades na corrida. De acordo com ele, o RB21 mostrou desempenho mais consistente com compostos médios e duros, o que pode oferecer vantagem estratégica no domingo.
Fonte: f1mania