F1: Mais informações sobre o novo chefe da equipe Williams


Nesta sexta-feira, a Williams anunciou que James Vowles se tornará o novo chefe da equipe na Fórmula 1 em 2023. Vowles é uma das pessoas de maior sucesso na história recente da Fórmula 1, mas quem é ele?

Vowles nasceu em East Sussex, na Inglaterra, em 1979. Apesar de ter apenas 43 anos, o britânico tem muita experiência. Depois de estudar na universidade, Vowles foi direto para a Fórmula 1 em 2001.

Ele ingressou na BAR (British American Racing) em 2001, quando Jacques Villeneuve e Oliver Panis eram os pilotos da equipe que usava motores Honda. Em 2003, Jenson Button se juntou à equipe no que se tornaria um relacionamento de muito sucesso mais tarde. Trabalhando em funções estratégicas importantes, Vowles ajudou a impulsionar a equipe. No final do tempo da BAR na Fórmula 1, a equipe conquistou duas pole positions e terminou em segundo lugar, atrás da Ferrari no campeonato de construtores em 2004.

As coisas não correram bem no início da temporada 2005, mas Vowles permaneceu com a equipe quando a Honda comprou o time. A equipe voltou em 2006 com o nome Honda, trazendo a marca japonesa de volta ao grid da F1 como construtores pela primeira vez em mais de 35 anos. O sucesso não demorou muito para chegar.

Já tendo Rubens Barrichello como companheiro de equipe, Button venceu o GP da Hungria em 2006, no que seria o prenúncio de um bom futuro para a equipe.

No entanto, o desempenho do time em 2007 e 2008 não foi tão positivo, e a Honda quase deixou a categoria, mas Ross Brawn comprou a equipe em 2009 que passou a se chamar, Brawn GP. Vowles foi, portanto, parte de uma das histórias mais famosas da Fórmula 1. A equipe passou de quase não ter vaga no grid, para a conquista dos dois títulos na F1 (pilotos e construtores), com Jenson Button, em menos de 12 meses. Esta foi a primeira vitória de Vowles no campeonato da F1.

A Mercedes então assumiu o controle da Brawn GP na temporada de 2010. A equipe não teve sucesso imediato, mas de 2014 a 2021, eles venceram todos os campeonatos de construtores e todos, exceto o de 2021, de pilotos. Vowles foi um membro chave da equipe para essas vitórias. Nos últimos quatro anos, Vowles foi o Diretor de Estratégia de Automobilismo da Mercedes.

Vowles supervisionou mais de 120 vitórias em GPs na sua carreira na F1. Embora a Mercedes tenha sido derrotada pela Red Bull e Max Verstappen em 2022, Vowles ainda sabe como fazer o trabalho. Ele será uma parte fundamental para ajudar a Williams a subir no grid, além de trazer com ele, um sólido conhecimento da Mercedes.

 

Anteriores F1: “Tem todas as habilidades necessárias para se tornar um fantástico chefe”, diz Wolff sobre Vowles
Próxima F1: Apesar da diferença de idade, De Vries considera Verstappen como “irmão mais velho”