Nos últimos anos é evidente o sucesso que a categoria vem ganhando mundialmente. Com isso, é cada vez maior o número de países e cidades que desejam sediar uma etapa do calendário.
Agora, quem se coloca nessa “fila” para receber a categoria é Madri. Vale lembrar que a cidade já recebeu provas da F1, entre 1967 e 1981 aconteceram onze corridas no Circuito del Jarama.
No entanto, a F1 já corre na Espanha, no Circuito da Catalunha, perto de Barcelona, com o qual tem um acordo até 2026. Nesta semana, o CEO da F1, Stefano Domenicali, esteve em visita a cidade Pamplona para conhecer empresas locais e se encontrar com o presidente do governo local, o chefe da categoria foi questionado sobre uma possível segunda etapa em solo espanhol.
“Na Itália está acontecendo agora, mas veremos no futuro. Se você ver como estamos crescendo em todo o mundo, dois Grandes Prêmios no mesmo país é muito difícil na Europa. Em outras partes do mundo, como os Estados Unidos, é totalmente diferente. Acho difícil, mas nunca diga nunca”, enfatizou Domenicali ao jornal Marca.
Os planos, de acordo com o Marca, é de que a prova ocorresse em um circuito semiurbano, ao redor do complexo da IFEMA (Instituição de Feiras de Madrid). “Acho que a possibilidade que vemos no momento existe mais para a IFEMA do que para Jarama [circuito]”, destacou Dominicalli ao veículo espanhol.
Ainda, de acordo com o Marca, o CEO já teria discutido o desenvolvimento de um circuito em torno do complexo IFEMA com José Vicente de los Mozos, próximo a chefiar a instituição.