F1: Leclerc questiona se as críticas à Ferrari estão “mais na imprensa do que na realidade”


Enquanto a Ferrari se prepara para se despedir de Mattia Binotto, o chefe da equipe pagando o preço por uma temporada repleta de erros, Charles Leclerc diz que a equipe italiana de F1 não deve se incomodar com as críticas de outras pessoas.

A história do declínio da Ferrari em 2022 foi examinada em detalhes ultimamente, a Scuderia começou bem com duas vitórias em três corridas. O fato de Leclerc ter terminado em segundo naquela que não venceu, a Arábia Saudita, só aumentou o hype com o Tifosi sonhando com o título mundial desde 2007.

Mas então o declínio constante começou.

Quer tenham sido erros de estratégia, problemas de confiabilidade ou um erro com o assoalho após a diretiva técnica 39, foi a tempestade perfeita e que afundou a busca pelo título da Ferrari, a equipe terminando em segundo lugar tendo conseguido apenas duas vitórias adicionais em toda a temporada.

As palavras de Binotto de “não há razão para não vencer 10 corridas” voltaram para mordê-lo, já que a Ferrari nem venceu uma na segunda metade da temporada.

O chefe da equipe pagou o preço final, entregando sua demissão porque, como disse Stefano Domenicali, quando “você é o segundo com a Ferrari, é algo que não é suficiente”.

Leclerc, no entanto, acha que a Ferrari deveria parar de ouvir seus opositores.

“Não sei”, disse ele à ‘Auto Motor und Sport’ quando perguntado se a Ferrari é criticada “muito severamente”. “Mas também não me importo com isso. Não devemos nos importar com o que os outros pensam. Nosso trabalho é pensar onde podemos melhorar. Isso está bem claro.

“Temos que implementar o que está no carro e o que está em nós nos domingos de corrida. Precisamos melhorar nosso desempenho e como lidamos com as corridas. Se está mais na imprensa do que na realidade, eu não sei. Mas também não estou interessado”.

Em vez disso, diz ele, a Ferrari poderia criticar suas próprias performances, a equipe aberta e honesta ao discutir suas falhas.

“Somos autocríticos e eu faço parte disso”, disse ele. “Sou muito crítico dentro da equipe. Não sou um piloto que critica duramente em público.

“Mas nas reuniões internas eu impulsiono minha equipe. Esse é o meu trabalho. Quando eu erro, eu falo. Se o time errar, isso tem que estar na mesa. Eu tenho que ter permissão para dizer o que penso.”

E Leclerc é sempre o primeiro a levantar a mão quando faz algo errado, o piloto se chamando de “estúpido” quando caiu na qualificação para o GP do Azerbaijão de 2019.

“É assim que eu trabalho, admito quando cometo erros”, explicou. “Eu não me importo porque todo mundo faz.

“O que há de errado é quando você quer esconder seus erros, porque assim você não cresce com eles. Assim que cometi um erro, estou confiante de que sairei mais forte.”

No campeonato deste ano, ele cometeu dois erros notáveis, pressionando demais em Imola enquanto perseguia Sergio Perez pelo segundo lugar em vez de aceitar o terceiro e errou terrivelmente na França quando caiu enquanto liderava.

Naquele domingo, ele se repreendeu, dizendo que seu erro era “inaceitável” e que, se continuar “cometendo esses erros, não faz sentido jogar em alto nível”.

Ele diz que é simplesmente uma questão de ser honesto consigo mesmo e com sua equipe.

“Um erro pode ser único”, acrescentou. “Isso é bem normal para mim. Sempre admiti meus erros. Eu não acho isso ruim.

“Se a equipe comete um erro, eu digo a eles também. Somos honestos um com o outro. Com esta forma de trabalhar, crescemos juntos. Portanto, não quero mudar minha abordagem”.

 

 

 

 

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