Criticado por várias pessoas por seus recentes acidentes na temporada 2023 da Fórmula 1, o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, argumenta que ‘erros são normais’, porque ele está se esforçando muito em um carro de baixo desempenho.
Tendo que abandonar o GP do Bahrein devido a um problema no motor e enfrentando penalidades na próxima corrida na Arábia Saudita, Leclerc começou sua temporada 2023 sob pressão com apenas seis pontos marcado após duas corridas realizadas. No momento ele ocupa o P7 na classificação de pilotos com 34 pontos.
Quatro acidentes ao longo dos três GPs seguintes (entre treinos livres, qualificação e corrida), com certeza não ajudaram sua causa.
Batendo duas vezes no final de semana do GP de Miami, ambos acidentes na curva 7, primeiro nos treinos e depois na qualificação, David Coulthard disse ao Channel 4, ‘ que isso não era aceitável’, enquanto Martin Brundle disse à Sky Sports, que o monegasco ‘está segurando ele mesmo e a equipe’.
Segundo Jenson Button, ‘Leclerc é tão rápido quanto qualquer outro, se não o piloto mais rápido em termos de ritmo bruto, mas ele não parece saber onde está o limite’.
Porém o monegasco discorda da opinião dos ex-pilotos de F1. Segundo Leclerc, os erros são normais, pois ele precisa explorar os limites para tirar o melhor de sua Ferrari.
“Eu me concentro inteiramente na velocidade e em explorar os limites do carro, então erros são normais”, afirmou Leclerc à Speedweek. “Claro que há pressão, especialmente quando você faz parte da Ferrari, e com o menor erro, as pessoas ficam desapontadas com você.”
Com todas essas questões, foi então perguntado à Leclerc se ele estaria sucumbindo à pressão: “Estou ciente da minha responsabilidade. Como piloto de corrida, você precisa saber lidar com a pressão, faz parte do negócio, como um duelo roda a roda com um adversário. E também faz parte do trabalho que as coisas nem sempre saiam do jeito que as pessoas esperam.”
“Um bom desempenho é a mistura de trabalho, preparação e risco. Tenho que saber onde estão os limites do carro e dos pneus. Trabalho duro e consistência são essenciais para o sucesso, mas seria irreal presumir que tudo sempre funcionará sem problemas”, finalizou Leclerc.
Fonte: f1mania