F1: Leclerc defende a FIA no caso do cancelamento do GP da Bélgica devido à chuva


O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, expressou sua opinião sobre as condições climáticas adversas esperadas para o fim de semana do Grande Prêmio da Bélgica. Ele enfatizou que a segurança deve ser a principal prioridade e que ninguém, seja pilotos ou fãs, deveria reclamar caso as autoridades da FIA decidam cancelar as sessões em Spa-Francorchamps devido à chuva.

O piloto monegasco falou sobre a questão da segurança dos pilotos, que tem sido um tema proeminente no paddock, especialmente após a morte do piloto da FRECA, Dilano van ‘t Hoff, em condições úmidas em Spa-Francorchamps. Esta foi a segunda morte em Spa nos últimos cinco anos, com Anthoine Hubert também perdendo a vida em um acidente violento durante a corrida de Fórmula 2 em 2019.

Leclerc discutiu as possíveis medidas que podem ser tomadas para melhorar a segurança na pista. Ele mencionou: “Existem algumas mudanças que poderiam fazer diferença. Primeiramente, as paredes na reta depois de Eau Rouge, deveríamos ter um pouco mais de espaço à esquerda e à direita. Se você perde o controle do carro, da forma como é agora, você acaba batendo nas paredes e tem uma grande chance de se encontrar em perigo.”

Ele também abordou a questão da visibilidade, que tem sido um tópico de discussão em tempos recentes, particularmente após um incidente perigoso envolvendo Pierre Gasly e um veículo de recuperação em pista no Japão no ano passado. Leclerc comentou: “É difícil expressar o quão desafiadora é a visibilidade. Quando dizemos que não vemos nada, realmente não vemos nada quando está chovendo. Isso é um grande problema para a Fórmula 1 e para o automobilismo em geral.”

A respeito do momento adequado para iniciar uma corrida, Leclerc afirmou: “Quando é seguro começar uma corrida? Isso é outra questão que a FIA deve analisar de perto, especialmente em um fim de semana como este, onde parece que teremos bastante chuva. Ninguém, principalmente nós, pilotos, deveria reclamar se não tivermos nenhuma volta porque não é seguro fazê-lo, levando em conta tudo o que já aconteceu.”

Fonte: f1mania

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