Liam Lawson passou por um momento de grande perigo no GP do México de Fórmula 1, ao quase colidir com dois comissários de pista na curva 1 do Autódromo Hermanos Rodríguez. O piloto da Racing Bulls descreveu a situação como ‘inaceitável’, após abondar a corrida devido a danos na asa dianteira causados por um toque com Carlos Sainz.
“Parei no box, voltei com pneus novos e cheguei na curva 1 e havia dois caras correndo pela pista. Quase atingi um deles. Foi muito perigoso. Deve ter havido algum erro de comunicação. Nunca tinha visto isso antes, é inaceitável”, afirmou Lawson à imprensa.
O incidente ocorreu logo após Lawson retornar aos boxes para reparar o carro danificado. A FIA confirmou que a área estava sinalizada com bandeira amarela dupla e que as instruções para os fiscais entrarem na pista foram revogadas assim que perceberam que Lawson havia retornado aos boxes.
Em comunicado próprio, a OMDAI, autoridade esportiva mexicana, explicou que a presença de detritos no traçado exigiu a intervenção dos fiscais, e que as ações de Lawson ao voltar à pista contribuíram para a situação de risco. O documento incluiu capturas de telas e imagens da câmera onboard do piloto, destacando que os destroços surgiram do contato com Sainz e foram coletados pelos fiscais para garantir a segurança dos competidores.

“Depois do contato entre Carlos Sainz e Liam Lawson na curva 1, várias peças ficaram espalhadas na pista, exigindo a intervenção dos fiscais para remover os detritos e garantir a segurança dos outros pilotos”, diz a nota da OMDAI.
A investigação da FIA sobre o episódio ainda não foi concluída, mas a entidade reforçou seu respeito pelos voluntários e fiscais do autódromo, destacando a importância do seu trabalho para o bom funcionamento e segurança das corridas.
Lawson, por sua vez, reforçou que situações como essa não podem se repetir: “Não conseguimos entender como, em uma pista ativa, fiscais podem simplesmente atravessar o traçado. Espero que recebamos uma explicação, mas isso não pode acontecer novamente”, completou.
O episódio chamou atenção para a coordenação entre direção de prova, comissários, fiscais e boxes, destacando os riscos que podem surgir em corridas de alta velocidade quando há falhas de comunicação.
Fonte: f1mania
 
 
 
				




