Max Verstappen conquistou seu segundo título na Fórmula 1 no GP do Japão, com quatro corridas de antecedência para o final da temporada 2022, mas a maneira que isso ocorreu foi no mínimo ‘curiosa’.
No final da corrida, a FIA parecia ser a única a saber que o holandês era campeão, devido à distribuição completa dos pontos na corrida encurtada pela forte chuva, enquanto todos imaginavam que a pontuação seria feita com metade dos pontos válidos.
“Foi um pouco agitado, mas no final acho que foi bem engraçado”, disse Verstappen à Viaplay. Além disso, ele ficou especialmente aliviado e feliz por ter conquistado seu segundo título já no Japão. “Fiquei super feliz e aliviado e também feliz por podermos fazer isso no Japão, na frente de todos os fãs japoneses e especialmente de todo o pessoal da Honda”, disse ele.
Seu pai, Jos Verstappen, por outro lado, lamentou a confusão. “Acho que isso tirou muito das emoções. Mesmo quando disseram que Max havia se tornado campeão, ninguém tinha 100% de certeza. Isso foi uma pena. Mas, ainda assim, vencer um campeonato de F1 é uma grande conquista”, concluiu Jos.
Realmente no final daquela corrida muito molhada, ninguém esperava a pontuação completa, pelo fato da corrida ter sido bem menor do que o programado. Então foi uma grande surpresa quando a FIA anunciou a distribuição dos pontos completos, o que confirmou o título de Verstappen.