Sergio Perez não conseguiu dar continuidade à boa sensação de ter vencido o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, neste final de semana na Austrália. O RB19 do piloto mexicano era bom o suficiente para uma vaga na primeira ou segunda fila do grid, mas uma escapada de pista no início do Q1, com Perez ficando com o carro preso na caixa de brita, significa que ele vai largar na última posição na corrida no domingo. O jornalista de F1, Peter Windsor, comentou a situação.
Pelo rádio, Perez imediatamente expressou sua frustração: “Temos que resolver esse problema, cara. Era o mesmo maldito problema de novo”, disse ele. Segundo as informações que circularam, teria sido um problema de freios, mas o consultor da Red Bull, Helmut Marko disse: “Não tivemos problemas de confiabilidade neste fim de semana. Foi o ajuste fino no mapeamento do motor. Isso em si não tem nada a ver com confiabilidade”, disse ele.
Em sua análise em seu próprio canal no YouTube, Windsor comentou a situação. Segundo o jornalista, o RB19 é ‘suave’ com os pneus. Ou seja, se você quiser colocar a borracha na janela certa, é um pouco mais trabalhoso para Max Verstappen e Perez, em comparação com os pilotos da Mercedes ou da Alpine.
Windsor: “Checo (Perez) estava em uma situação em que precisava medir a temperatura dos pneus e ele freia relativamente atrasado em comparação com Verstappen. Acho que esse foi o problema. Já disse muitas vezes que Checo é absolutamente brilhante com o pé direito em termos de como ele reduz a potência e a velocidade, principalmente nas curvas lentas. Ele possivelmente ainda tem uma vantagem sobre Max nessa área, o que veremos novamente em Mônaco. Mas em termos de frenagem, Max tem uma vantagem enorme sobre Sergio”, concluiu.
Se foi apenas questão de estilo de pilotagem ou realmente um problema de freios, não foi esclarecido pela Red Bull. Mas é fato que Perez já reclamou dos freios do RB19 nas duas corridas anteriores em 2023.
Fonte: f1mania