A Alpine foi a última equipe a apresentar seu carro para a nova temporada, embora algumas equipes tenham mostrado apenas a pintura por enquanto. De qualquer forma, a equipe francesa já pôde dar uma boa olhada na concorrência, segundo seu diretor-técnico Matt Harman.
“Há algumas coisas interessantes lá”, disse Harman. “Há algumas coisas que nós mesmos vimos e há algumas coisas que você olha e elas provavelmente não funcionariam com nosso conceito particular de carro. Acho que é realmente importante que você olhe para essas coisas geralmente e você se certifica de entender a engenharia antes de colocá-las no carro. Há uma espécie de armadilha, você sabe, o limite de custo. Se você colocar desenvolvimento no carro e ele não produzir nenhum desempenho, você não pode refazê-lo. Você sabe, você está um pouco preso.”
Leva muito tempo desde que o carro de Fórmula 1 está na prancheta até realmente estar na pista. Para os projetistas, é importante obter todos os regulamentos da FIA o mais cedo possível. Apenas em um estágio relativamente tardio as equipes souberam que o piso deveria ser elevado em 2023. Os projetos originais, portanto, tiveram que ser modificados.
A Alpine também teve que ajustar os designs iniciais do novo carro. Durante a apresentação do carro, Harman foi questionado se os regulamentos da FIA foram anunciados tarde demais. “Não, de jeito nenhum”, disse ele. “Chegou bem a tempo para garantir que tínhamos nosso design resolvido e tudo mais. Mas acho que para nós, por causa de nossa boa correlação e nosso conhecimento na área, perdemos desempenho ao fazer isso. Todos teriam perdido desempenho de fazer isso, mas ganharíamos incrivelmente rápido. Então, esperemos que façamos isso melhor do que ninguém.”
A Alpine já atingiu o peso mínimo do carro (798 quilos). “Quero dizer, nós provavelmente nos demos outra palavra, 300 milissegundos de tempo de volta a partir do peso que eles tiraram do carro, o que é bom porque para algumas pessoas, eles já têm isso, então não estão acima do peso, então é um ganho que assumimos sobre eles. Foi muito difícil fazer isso. Exigiu muito esforço. Exigiu muito esforço concentrado. Acho que, tradicionalmente, no passado, tirar peso do carro era tirar um pouco de peso de tudo. Não podemos fazer isso sob o limite de custo. Precisamos nos concentrar. Você precisa escolher as áreas que vão render mais e ir atrás delas e foi isso que fizemos e a equipe de engenharia, minha equipe de engenharia. Eles fizeram um trabalho fantástico.”
Fonte: f1mania