Christian Horner, chefe da equipe Red Bull Racing, revelou que as dificuldades atuais da equipe na Fórmula 1, remontam ao GP da Espanha de 2023, em Barcelona. Apesar do domínio de Max Verstappen e das vitórias quase ininterruptas na temporada passada, Horner afirmou que a Red Bull tomou um rumo equivocado no desenvolvimento do carro a partir daquela corrida.
Segundo Horner, um upgrade no assoalho do RB19 foi o ponto de virada que desencadeou os problemas enfrentados tanto por Verstappen quanto por Sergio Perez. Na ocasião, a queda de desempenho de Perez já era evidente, mas passou despercebida para Verstappen devido ao sucesso contínuo do holandês. “O primeiro erro que cometemos foi com uma atualização no assoalho em Barcelona”, disse Horner ao Auto Motor und Sport. “Max continuou vencendo, então não levamos os problemas tão a sério”.
Enquanto Verstappen manteve uma sequência de vitórias, Perez enfrentou dificuldades na sessão de classificação já naquela corrida, sendo eliminado no Q2 em Barcelona e alcançando apenas a quarta posição na corrida. A má fase do mexicano continuou ao longo do restante da temporada 2023, com apenas cinco pódios nas últimas quinze corridas.
Este ano, a situação piorou, com ambos os pilotos enfrentando problemas de equilíbrio no RB20. Perez, que já vinha reclamando desde o ano passado, afirmou que Verstappen não era tão sensível às questões de dirigibilidade do carro até recentemente. “Agora os problemas estão tão grandes que até Max está sentindo”, disse o mexicano.
Horner também destacou que os problemas apareceram em outros momentos na temporada passada, como no GP dos EUA em Austin, e que a equipe está totalmente focada em resolver essas questões. No entanto, o último fim de semana em Baku ofereceu sinais promissores para Perez, que superou Verstappen na sessão de classificação e esteve perto de brigar pelo pódio, antes de uma colisão com Carlos Sainz na penúltima volta encerrar sua corrida.
A Red Bull agora trabalha intensamente para reparar os danos no carro de Perez e preparar as peças necessárias para a próxima etapa em Singapura. Horner afirmou que a equipe terá de trabalhar incansavelmente para garantir que tudo esteja pronto a tempo.
Fonte: f1mania