Novas regras podem incluir parada obrigatória dupla e uso de três compostos durante a prova
A FIA está planejando mudanças no regulamento dos pitstops para o Grande Prêmio de Mônaco a partir da temporada 2025 da Fórmula 1. Com a dificuldade de ultrapassagem no circuito de rua e o tamanho crescente dos carros, a federação quer tornar as corridas mais dinâmicas e atrativas para os fãs.
Em um comunicado divulgado no dia 18 de fevereiro, a FIA explicou que aumentar o número de paradas nos boxes pode ajudar a melhorar o nível de disputa em Monte Carlo.
“Com o objetivo de promover corridas mais emocionantes no Grande Prêmio de Mônaco, a comissão discutiu propostas para regulamentos específicos da etapa. Foi acordado o aumento no número de pitstops obrigatórios durante a corrida”, declarou a entidade.
Horner revela detalhes sobre mudanças para Mônaco
Antes do evento F1 75 Live, onde todas as pinturas dos carros para 2025 foram apresentadas, Christian Horner participou de uma reunião com a FIA para debater as mudanças no regulamento. O chefe da Red Bull confirmou que as novas regras para Mônaco foram um dos principais temas da conversa.
“Acabei de sair dessa reunião e, basicamente, o que foi discutido é que Mônaco não pode ter seu traçado alterado. Com os carros cada vez maiores, a corrida acaba sendo muito influenciada pela classificação de sábado”, afirmou Horner ao F1Mania.net e outros veículos de imprensa.
O dirigente lembrou que, em 2024, um incidente logo no início da prova afetou o andamento da corrida e praticamente anulou qualquer estratégia alternativa.
“No ano passado, vimos que se houver uma bandeira vermelha no começo e todos colocarem outro jogo de pneus, a corrida fica completamente estática”, disse.
Uma das soluções discutidas para evitar corridas previsíveis seria a exigência de pelo menos duas paradas obrigatórias nos boxes e o uso dos três compostos de pneus disponíveis durante a prova.
“Se for obrigatório usar todos os três compostos, isso adiciona um novo elemento estratégico. A corrida passaria a ser, no mínimo, de duas paradas. E se chover, a regra continuaria valendo”, explicou Horner.
A mudança seria exclusiva para Mônaco e visa tornar a corrida menos previsível, já que, atualmente, a estratégia ideal costuma ser de apenas um pitstop, o que reduz as oportunidades de ultrapassagem e movimentação no grid. A FIA ainda precisa definir os detalhes finais da regra antes de oficializá-la para a temporada 2025.
Fonte: f1mania