F1: Horner fala sobre saída da Honda e parceria com a Ford


A Red Bull foi e ainda é uma combinação muito forte com a Honda. Mesmo assim, a parceria que já rendeu dois títulos de pilotos (com Max Verstappen) e um de construtores, por enquanto, vai chegar ao fim definitivo. Christian Horner, chefe de equipe, acha que dizer adeus à Honda é especialmente bom para sua organização.

Na semana passada, a Honda anunciou que irá fornecer motores para a Aston Martin a partir de 2026. Nesse mesmo ano, a Red Bull vai começar sua parceria com a Ford, para trabalhar em conjunto na Red Bull Powertrains. “Foi uma decisão cara”, disse Horner sobre isso em uma coletiva de imprensa em Mônaco. Mas ele acrescentou que sua equipe superou o status de equipe cliente atualmente.

Embora a Red Bull fosse a única cliente da Honda na Fórmula 1, além da equipe irmã AlphaTauri, não era uma relação como se fosse uma equipe de fábrica, segundo Horner. “O cliente é quando você paga por algo, nada na vida é de graça. Pagamos por um motor e recebemos esse motor e um serviço. O relacionamento com a Honda tem sido fenomenal. E temos sido tratados como parceiros além de clientes. Acho que experimentamos até certo ponto com a Honda, mas agora vamos para um novo nível a partir da temporada 2026”, disse ele.

Horner continuou: “É emocionante assumir um novo desafio, uma empresa iniciante assumindo algumas marcas icônicas da Fórmula 1, como fabricante de unidades de potência. É um desafio enorme, mas que você sabe, estamos saboreando.”

Há uma série de fatores incertos. A principal: a Red Bull tem o conhecimento e os recursos certos para construir um motor competitivo, para disputar vitórias e campeonatos mesmo na era pós-Honda? “Acho que para nós, a longo prazo, as vantagens são significativas”, disse Horner. “E não teríamos dado esse salto se não fosse pela saída da Honda. Portanto, em muitos aspectos, deveríamos ser gratos por nos dar esse impulso para criar nossa própria fábrica de motores e os empregos que ela criou.”

Além disso, a saída da Honda significou que a Red Bull vai poder receber um nome famoso de volta à Fórmula 1, a Ford que fará parceria com a equipe a partir de 2026. “Claro, a parceria que teremos com a Ford é particularmente empolgante para o futuro. Então, teríamos tomado a mesma decisão sabendo qual é a decisão da Honda hoje? Absolutamente não, mas nós conseguimos e estamos comprometidos com isso. E quanto mais nos envolvemos, mais benefícios vemos para o grupo Red Bull”, encerrou Horner.

Fonte: f1mania

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