F1: Horner fala em lado positivo da saída de Fallows da Red Bull


O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, afirmou que viu a saída de Dan Fallows para a Aston Martin no ano passado como positiva, pois ofereceu oportunidade para outros funcionários intensificarem seu crescimento.

Fallows decidiu deixar a Red Bull em 2021, quando a Aston Martin o abordou com a perspectiva de se tornar o novo diretor técnico da equipe na Fórmula 1.

Com a Red Bull determinada a garantir que Fallows cumpriria o restante de seu contrato até 2023, uma disputa legal eclodiu entre os dois lados, concluindo com um acordo permitindo que o conceituado engenheiro britânico, se mudasse para a Aston Martin em abril do ano passado.

O impacto da chegada de Fallows fez com que a Aston Martin lançasse um carro totalmente novo para 2023, que surpreendeu a todos, sendo a segunda equipe mais forte do grid nesse momento da temporada.

Apesar de anteriormente se esforçar para atrasar a chegada de Fallows à Aston Martin, Horner acredita que o departamento técnico da Red Bull é agora o mais forte de todos os tempos.

“No Reino Unido, você tem sete equipes em um raio de 80 quilômetros, então inevitavelmente haverá concorrência”, disse Horner à Sky Sports. “Tivemos uma rotatividade de pessoal muito baixa em nossa história na Red Bull, e é ótimo termos dado aos talentos, a chance de se desenvolver e alcançar grandes feitos.”

“Fico feliz por Dan, que está fazendo um bom trabalho, mas sua saída deu oportunidade a outros engenheiros, e tudo gira em torno da evolução. A equipe que temos agora é ainda mais forte do que a que tínhamos há dois anos. Estamos sempre olhando para dentro e para frente”, acrescentou Horner.

Enquanto Fallows era muito estimado em Milton Keynes e desempenhou um papel importante no sucesso da equipe no início do último ciclo de regras no ano passado, o domínio da Red Bull na F1 continuou muito forte mesmo após sua saída.

Os atuais campeões entre os construtores, conquistaram três vitórias em três corridas no início deste ano, e já abriram uma vantagem substancial de 58 pontos no topo da classificação.

Mas em vez da Ferrari ou Mercedes fornecerem a principal concorrência como era esperado, foi a Aston Martin se estabeleceu como a ameaça mais próxima da Red Bull nos estágios iniciais de 2023, com Fernando Alonso conquistando três pódios consecutivos em P3.

O forte início de temporada da Aston Martin, fez com que o piloto da Red Bull, Sergio Perez, comentasse que havia três pilotos com ‘carros da Red Bull’, após a corrida no Bahrein, enquanto Horner também comentou que era ‘bom ver o carro antigo ainda com um desempenho forte’, ambos se referindo a uma ‘cópia’ que a Aston Martin teria feito do RB18 do ano passado.

No entanto, a competitividade aprimorada da Aston Martin este ano não foi a origem da guerra de palavras entre as duas equipes.

Após seu início problemático na temporada passada, a Aston Martin apresentou um carro de especificação B no GP da Espanha, que se parecia muito com o RB18 da Red Bull.

Devido às semelhanças entre os dois carros, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, sugeriu que o IP da equipe havia sido transferido junto com a mudança de Fallows.

No entanto, a FIA rapidamente dissipou a noção de que qualquer atividade ilegal havia sido realizada, declarando que a Aston Martin foi capaz de provar que seu conceito revisado havia sido trabalhado antes do início da temporada 2022, e portanto não era uma cópia do RB18.

Fonte: f1mania

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