Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, descartou a possibilidade de que Adrian Newey poderia ter impedido a queda de desempenho da equipe no meio da temporada 2024 da Fórmula 1. O dirigente afirmou que os problemas da Red Bull já existiam antes do anúncio da saída de Newey.
Newey, que deixará a equipe de Milton Keynes no início de 2025, e muito provavelmente irá para a Aston Martin, já se afastou atividades da equipe na F1, o que coincide com o surgimento de problemas cada vez mais sérios com o RB20.
Como destacado em Monza, há problemas com a aerodinâmica do carro, resultando em um equilíbrio desconectado entre a dianteira e a traseira, que vem piorando progressivamente à medida que a equipe realiza atualizações ao longo do ano.
“Acho que teríamos enfrentado todos esses problemas, porque eles já estavam lá, e a contribuição de uma única pessoa não poderia ser tão dramática rapidamente”, disse Horner à imprensa. “Isso começou a aparecer em Miami, e Adrian ainda estava envolvido até a sexta-feira em Miami, então não há como isso (afastamento de Newey) ter impactado tão rapidamente.”
Enquanto seus rivais, particularmente a McLaren, desenvolveram seus carros com sucesso, a Red Bull não conseguiu acompanhar o ritmo das atualizações.
Após Mônaco, Max Verstappen havia vencido cinco das oito corridas, e embora tenha vencido as duas rodadas subsequentes, agora está sem vitórias nas últimas seis corridas. A liderança de Verstappen no campeonato de pilotos é de apenas 62 pontos sobre Lando Norris, e no ritmo atual, o piloto da McLaren pode ter sucesso em tirar a coroa do holandês até o final da temporada.
A situação no campeonato de construtores é ainda mais sombria, com a Red Bull mantendo uma vantagem de apenas oito pontos sobre a McLaren, que está em rápida ascensão.
Para Horner, no entanto, a queda era inevitável uma vez que os problemas foram detectados, e não algo que Newey poderia ter resolvido imediatamente. Quando lhe foi dito que Newey talvez pudesse ter encontrado uma solução mais rapidamente, ele respondeu: “Bem, ele estaria trabalhando com todas as mesmas pessoas. A Fórmula 1 é um esporte de equipe. É um problema de equipe e a equipe encontrará uma solução”, encerrou o chefe da Red Bull.
Fonte: f1mania