Christian Horner afirma que as punições de Max Verstappen no GP do México não podem ser comparadas a outras situações em que o holandês não foi penalizado.
No México, Verstappen e Lando Norris tiveram dois momentos de batalha acirrada que geraram duas punições de 10 segundos para o holandês. Na curva 4, ele não deixou espaço para o piloto da McLaren, o forçando para fora da pista, e em seguida, na curva 8, ele ganhou vantagem sobre Norris ao empurrá-lo para os limites da pista novamente. No entanto, segundo o chefe de equipe da Red Bull, a punição para Verstappen foi “dura”.
“Não vamos ativar o direito de revisão sobre isso”, disse Horner à mídia após a corrida. “Acho que o mais importante é como iremos correr daqui para frente. Porque não tenho certeza de que está claro para os pilotos, ou em certos aspectos, que você só precisa ter o nariz à frente no ponto do ápice, o que significa que você vai fazer isso. Você vai tirar o pé do freio e manter a velocidade até esse ponto e dizer: ‘Estou à frente nesse momento’, mesmo que você não vá completar a ultrapassagem.”
No GP dos Estados Unidos, no final de semana anterior, a FIA não puniu Verstappen por manobras semelhantes, enquanto Norris recebeu 5 segundos de penalidade. Horner nega que os eventos possam ser comparados.
“É ligeiramente diferente, porque obviamente ambos saíram da pista na semana passada, e você não pode ganhar uma vantagem passando fora da pista”, explicou. “Isso é diferente, porque Max não saiu da pista. Ele ficou dentro dos limites.”
“É algo que realmente precisa ser ajustado daqui para frente. Há ótimas corridas acontecendo, e é importante que as regras de engajamento sejam justas, em vez de dar uma vantagem para quem está por fora, que historicamente sempre foi o lugar de maior risco no automobilismo. Agora, é quase uma vantagem, porque tudo que você precisa fazer é ter o nariz à frente no ponto em que eles viram, irrelevante se você vai fazer a curva ou não.”
Em meio a um intenso debate sobre as regulamentações da Fórmula 1, Christian Horner enfatizou a necessidade de uma comunicação clara entre pilotos e comissários para evitar confusões nas próximas corridas.
“Max sempre vai dirigir de forma agressiva de acordo com o que ele percebe como as regulamentações”, acrescentou. “Quando você ultrapassa esse limite, é claro que receberá uma penalidade. Só temo que talvez estejamos complicando demais. Tudo o que eu faria seria incentivar uma discussão construtiva entre os pilotos e o comissário de pilotos para dizer: ‘Ok, teremos mais quatro corridas muito disputadas. O que é e o que não é aceitável?’”
Fonte: f1mania