Christian Horner, chefe da equipe Red Bull, continua a defender Max Verstappen após o estilo de pilotagem do holandês ser questionado devido às duas penalidades recebidas no GP do México. Horner reconheceu que houve um problema específico na manobra da curva sete, mas mantém reservas quanto à primeira punição aplicada.
No último domingo, Verstappen foi penalizado duas vezes com acréscimos de 10 segundos ao tempo final de prova. A primeira punição foi atribuída a uma manobra em que o piloto da Red Bull forçou Lando Norris a sair da pista, mesmo sem estar à frente no ponto de tangência. A segunda penalidade decorreu de uma tentativa de ultrapassagem em que ambos os pilotos acabaram fora do traçado.
Horner manifestou dúvidas principalmente em relação à primeira punição: “Eu entendo a segunda, mas ainda tenho dificuldades para compreender a primeira. Especialmente quando vimos os dados, que mostraram que Lando tirou o pé do freio, entrou com mais velocidade e freou mais tarde do que em sua volta mais rápida.”
Ao ser questionado se a manobra de Norris foi devido a uma trajetória mais larga, Horner negou. “Não. Naquele momento, ele estava com muito mais velocidade, e eu realmente acho que ele não teria conseguido se manter na pista. E claro, o outro carro não tem como simplesmente sair do caminho. O problema é que, com o rumo que as regras estão tomando, sempre que você está do lado de fora, assume mais risco. A curva pertence a quem está na linha de dentro. Entendo a segunda penalidade, mas a primeira muda a maneira como esses caras vão competir.”
Damon Hill, ex-campeão mundial, foi um dos mais críticos ao comportamento de Verstappen, levantando questionamentos sobre a abordagem agressiva do piloto. Em resposta, Hill perguntou a Horner se havia uma estratégia da Red Bull para realizar essas ações na pista e tentar escapar de punições. Horner esclareceu que não há essa intenção: “Na verdade, é o oposto. É quase como se a regra favorecesse quem está do lado de fora, como a regra do impedimento no futebol. Eles tentam mostrar o bico à frente, tirando o pé do freio e ganhando velocidade. Mas, quando você está do lado de fora, está assumindo mais risco, pois a inércia dos carros sempre o levará para a saída da curva. E é aqui que fica complicado manter espaço para o carro do lado de fora.”
A situação colocou em evidência o debate sobre as atuais regras de disputa de posição e o impacto que têm no estilo de corrida. Para Horner, as regras acabam favorecendo o carro que está por fora, o que torna as disputas mais arriscadas para ambos os pilotos e altera a dinâmica da competição na Fórmula 1.
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Fonte: f1mania