Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, comentou que o anúncio da futura ida de Adrian Newey para a Aston Martin, não foi uma surpresa, mas classificou o evento como ‘levemente prematuro’. O renomado projetista, responsável por mais de 200 vitórias e 25 títulos na Fórmula 1, seguirá para a nova equipe em março de 2025, após encerrar suas atividades na Red Bull.
“Não foi uma grande surpresa. Ficava cada vez mais claro que ele seguiria esse caminho, ao invés de se aposentar”, disse Horner, ao ser questionado sobre a transição de Newey para a Aston Martin. “Vamos sentir falta dele, mas desejamos tudo de bom para seu futuro.”
O chefe da Red Bull elogiou a criatividade de Newey, destacando sua singularidade como projetista e o impacto que ele poderá ter na Aston Martin. No entanto, Horner não deixou de lembrar que Newey ainda está envolvido em projetos importantes na Red Bull, como o desenvolvimento do RB17, um hipercarro cuja produção está em andamento.
“Acho que eles (Aston Martin) estão empolgados com a chegada de Adrian, mas por enquanto, ele ainda tem o RB17 para terminar, e o progresso está indo muito bem”, acrescentou Horner.
Mesmo já tendo se afastado das funções diretas na Fórmula 1, Newey ainda é contratado da Red Bull até o início do próximo ano, o que tornou o anúncio da Aston Martin ‘um pouco precipitado’, segundo Horner. A apresentação oficial de Newey pela equipe britânica ocorreu em um grande evento na sede de Silverstone, liderado pelo proprietário Lawrence Stroll.
Newey irá assumir a função de ‘Managing Technical Partner’ na Aston Martin, além de se tornar acionista da equipe, sendo visto como uma peça-chave nos planos de Stroll para transformar a equipe em uma futura campeã na Fórmula 1.
Fonte: f1mania