F1: Horner admite que Red Bull “subestimou” ar sujo no GP da Hungria


A Red Bull reconheceu o erro cometido no Gp da Hungria da F1 do último domingo (21). Fazendo uma análise do desenrolar da prova, a equipe austríaca admitiu que que subestimou o impacto do ar sujo e como isso iria influenciar na estratégia adotada para Max Verstappen .

O neerlandês teve uma corrida agitada no Hungaroring após largar da terceira colocação. O competidor foi incapaz de desafiar os McLarens e acabou cruzando a linha de chegada na quinta colocação após um misto de erro de chamadas do time e um acidente no final com Lewis Hamilton.

O três vezes campeão mundial estava ansioso para capitalizar as oportunidades desde o início e conseguiu separar Lando Norris e Oscar Piastri ao usar a linha externa na Curva 1 para ultrapassar o britânico. No entanto, saiu da pista para completar a ultrapassagem e sua equipe da Red Bull o aconselhou a devolver a posição, diante de uma possível investigação.

Então, Christian Horner, chefe da Red Bull, revelou que a equipe tomou essa decisão para evitar uma penalização, apesar de acreditar que a ultrapassagem era aceitável dentro das regras. “Foi muito difícil seguir no ar sujo hoje, provavelmente mais do que esperávamos”, refletiu Horner.

“No início, Max ganhou uma posição que consideramos ser um incidente de corrida, e três foram para a curva. Sob o mantra de ‘deixá-los correr’, pensamos que estava tudo bem, mas assim que vai para os comissários, nesse momento, a sensação é que você provavelmente vai levar uma penalização. Por isso, devolvemos a posição para Lando, então realmente você está no ar sujo”, pontuou.

Com o andar da prova, as coisas não pareciam melhorar para o líder da classificação e volta 16, a Mercedes conseguiu um undercut e colocou Hamilton à sua frente. Avaliando, Horner revelou que a Red Bull optou por não cobrir esse movimento até a volta 21, pois sentiu que parar mais cedo comprometeria as esperanças de Verstappen contra os McLaren.

“Com os dois pneus duros, ele [Lewis] teve a capacidade de alterar seu plano de corrida tão cedo. Então, sentimos que ir mais longe com uma vantagem de sobreposição seria melhor. Na verdade, com o pneu duro, você pode ver que Max estava competitivo e forte em comparação com os McLarens”, falou.

“Ele alcançou Lewis rapidamente e, infelizmente, no ar sujo, ficou preso enquanto Lewis começava a cair realmente. Se ele tivesse ultrapassado Lewis naquele momento, talvez tivéssemos tido uma chance contra um dos McLarens no final da corrida”, encerrou.

Fonte: f1mania

Anteriores Planos de saúde registram 1,9 bilhão de procedimentos médicos em 2023
Próxima Setasc amplia Rede Sine-MT e inaugura unidade em Porto Alegre do Norte