F1: “Hoje foi desafiador”, diz chefe de desempenho da Williams


A Williams teve resultados mistos na qualificação do GP do Canadá de Fórmula 1, com Alexander Albon terminando em P10, mas Logan Sargeant apenas em P19.

Dave Robson, chefe de desempenho: “Hoje foi um desafio devido às condições climáticas variáveis, no entanto, no TL3 pudemos dar uma primeira olhada no novo pneu de chuva, que não utiliza cobertores de aquecimento. Isso funcionou muito bem e coletamos alguns dados úteis. A qualificação foi dominada pelo nível variável de chuva, mas lidamos bem com isso. O carro estava se saindo muito bem em todas as condições, mas ainda é difícil fazer uma volta e administrar com sucesso o tráfego e as temperaturas dos pneus. Logan teve um bom ritmo e em apenas seu segundo dia em um carro de F1 no molhado, ele pareceu forte, mas no final teve dificuldades para fazer uma volta completa com os pneus em uma boa janela. Alex, ajudado pelo carro atualizado, estava confortável o tempo todo, e se saiu excepcionalmente bem ao fazer uma volta no Q2 com os pneus slicks antes que a chuva voltasse. Infelizmente, ele perdeu tempo na chicane final em sua única volta antes da forte chuva cair. Sem isso, ele poderia ter estado perto dos dois carros da McLaren, mas para fazer um progresso real no Q3, precisávamos ser capazes de completar uma segunda volta, o que não conseguimos fazer. É frustrante ter concluído o Q2 com tanto sucesso e depois ter ficado um pouco aquém no Q3. No entanto, com um carro novo e em condições complicadas, nos colocamos em uma boa posição para a corrida de amanhã”, concluiu.

Albon: “Estou feliz. Em primeiro lugar, tivemos um bom ritmo. No Q1 estávamos em 6º e nos sentindo bem. No Q2, não precisávamos arriscar com os pneus slick, mas tomamos essa decisão. Na verdade, fiquei bastante surpreso quando vi todos nos intermediários, mas foi ótimo superar os tempos. O Q3 foi complicado porque de repente ficou muito mais molhado e ficou muito mais difícil colocar os pneus na janela certa. Lutei um pouco com isso, pois parecia que os pneus estavam esfriando bastante nas retas quando a chuva começou. Cometi um erro quando perdi a temperatura dos pneus na última curva, o que me deixou desapontado. Emoções confusas, mas olhando para o fim de semana até agora, é um ótimo resultado de qualificação e mostra que como equipe, estamos chegando lá”, acrescentou.

Sargeant: “Logan ficou desapontado com seu resultado na qualificação, mas o TL3 foi muito bom com o carro em uma posição decente em condições de chuva. Como a pista estava secando na qualificação, senti que os pneus traseiros nunca vieram até mim naquele segundo set em particular. A última volta que fiz pareceu ‘semi-decente’, mas nem de longe rápida o suficiente. Parecia que nunca coloquei o pneu na janela certa com muito superaquecimento e a aderência nunca veio. Veremos o que acontece amanhã. Não sabemos como vai estar o tempo, mas vamos fazer o nosso melhor para seguir em frente”, finalizou.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Hulkenberg é punido e perde a 2ª posição no grid do GP do Canadá
Próxima F1: “Max esteve no topo do jogo em Montreal”, diz Horner