O ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1996, Damon Hill, acredita que a velocidade muito superior do carro da Red Bull em linha reta, quando o DRS é ativado, já está chamando muito a atenção no paddock da categoria.
A Red Bull conquistou sua segunda dobradinha seguida este ano, no GP da Arábia Saudita, com Sergio Perez vencendo a corrida e o companheiro de equipe Max Verstappen recuperando-se de largar em 15º para terminar em P2.
O carro da Red Bull em 2023, já ficou conhecido por sua grande velocidade, principalmente em linha reta, e já foi sugerido que a Red Bull identificou uma maneira de obter mais velocidade do que a concorrência, quando o flap da asa traseira do DRS está aberto.
Lewis Hamilton da Mercedes, afirmou após a corrida em Jeddah, que nunca viu um carro tão rápido quanto o RB19, e Hill acredita que o ‘truque’ da Red Bull está atraindo a atenção das outras equipes.
De acordo com a edição francesa do Motorsport.com, quando questionado sobre sua opinião sobre o comentário de Hamilton, Hill respondeu: “Ele disse ‘o carro mais rápido que já existiu na Fórmula 1’. Acho que ele quis dizer que há uma grande diferencia de velocidade quando o DRS está aberto. Eles são capazes de ir muito mais rápidos, e isso está chamando a atenção de todos.”
“Percebi isso no ano passado, eles (Red Bull) têm uma asa traseira muito interessante, muito alongada e quando você olha para ela quando entra no modo DRS, tem um perfil muito baixo. Acho que eles trabalharam muito nisso, pois dá a eles uma vantagem maior do que os outros quando têm o DRS. Acho que todo mundo vai olhar para isso e achar que talvez esteja perdendo alguma coisa”, disse Hill.
A velocidade em linha reta tem sido historicamente uma grande fraqueza dos carros da Red Bull, desde a primeira temporada das regras do motor híbrido V6 em 2014. A equipe teve dificuldades com a unidade de potência da Renault, pouco potente e pouco confiável, nas primeiras cinco temporadas da era híbrida, antes de mudar para a Honda a partir de 2019.
Mesmo com um desempenho geral melhorado, a Red Bull continuou enfrentando dificuldades em linha reta, até mesmo na temporada 2021, quando Verstappen conquistou seu primeiro título.
Com a introdução dos regulamentos de efeito solo em 2022, a Red Bull passou a se destacar com sua velocidade em linha reta com o carro RB18 de baixo arrasto, e Verstappen conquistou seu segundo título na F1, de forma dominante.
Em 2023, o desempenho do RB19 também é dominante, mas a partir de agora, outras equipes estão observando o que a Red Bull conseguiu encontrar em sua asa traseira no acionamento do DRS, que aumenta ainda mais a velocidade nas retas.
Fonte: f1mania