F1: Hamilton pede finais de semana de corrida mais curtos


Lewis Hamilton pediu à FIA que introduza finais de semana de corrida mais curtos na Fórmula 1. No momento a categoria está em pausa após as três primeiras corridas da temporada, mas vai entrar em uma sequência de dez corridas em apenas quatorze semanas após o retorno para o GP do Azerbaijão no final de abril.

Com as equipes e os pilotos sendo obrigados a chegar cedo nos circuitos para montar os carros e cumprir as obrigações de imprensa, respectivamente, isso deixará o pessoal relacionado à F1 longe de casa por um período considerável até as férias anuais no meio do ano.

Embora tenha admitido que não havia considerado muito o assunto anteriormente, Hamilton afirmou que o formato de fim de semana Sprint introduzido em 2021, foi algo que ele considerou eficaz, sugerindo que poderia ser o modelo de como as etapas poderiam ser moldadas regularmente ao longo da temporada.

“Eu realmente não pensei muito sobre isso”, disse Hamilton antes do GP da Austrália. “Eles experimentaram o fim de semana com corrida Sprint, o que acho que foi legal, mas haverá lugares onde não será bom, como Mônaco.”

“Acho que podemos ser mais dinâmicos e podemos olhar para lugares como Mônaco, onde talvez haja um tipo diferente de solução para o fim de semana para torná-lo mais atraente para os fãs. Mas usar mais as corridas Sprint em outros lugares, e talvez haja algo mais que possamos fazer.”

“Gosto do formato do final de semana Sprint, onde você tem apenas uma sessão de treinos livres, há muita pressão para acertar e então você vai direto para a qualificação. Eu gostei disso”, acrescentou.

Um final de semana normal de corrida na F1, atualmente consiste em três sessões de treinos livres de uma hora cada, duas na sexta-feira, seguidas por mais uma no sábado pela manhã, antes da qualificação, duas horas depois.

No entanto, nos finais de semana de corrida Sprint, ocorre apenas uma sessão de treino livre na manhã de sexta-feira, antes da disputa da qualificação na parte da tarde. No sábado de manhã, ocorre mais um treino livre, seguido da corrida sprint no sábado à tarde e o GP no domingo.

Os comentários de Hamilton vieram depois que o CEO da F1, Stefano Domenicali, disse que consideraria alterar a configuração da sexta-feira nos finais de semana de corrida, incluindo marcar pontos nos treinos livres ou eliminar totalmente essas sessões.

Hamilton afirmou que reduzir para um fim de semana de três dias no total, seria uma maneira mais eficiente de fazer as coisas na categoria. Atualmente são quatro dias, pois as atividades de imprensa, patrocinadores e montagem dos equipamentos ocorrem na quinta-feira.

“Acho que o tempo pode ser melhor aproveitado durante o final de semana”, continuou ele. “Três dias são suficientes, há muito tempo livre entre as sessões. Há muito tempo de inatividade. Acho que podemos ser mais eficientes. Acho que deveria ser um fim de semana de três dias. Isso economizaria tempo de viagem das pessoas”, concluiu o britânico.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Steiner acha que corrida sprint em Baku pode ser um ‘caos’ pelas características do circuito
Próxima F1: Vowles confiante no futuro da Williams