F1: Hamilton diz que carros atuais são mais fáceis de pilotar e rejeita ajuda contra calor


Lewis Hamilton se posicionou contra a proposta da FIA de implementar sistemas de resfriamento para os pilotos em GPs disputados sob calor extremo. A medida vem sendo discutida após o desgaste enfrentado pelos pilotos no GP do Catar de Fórmula 1 em 2024, quando Esteban Ocon vomitou dentro do capacete e Logan Sargeant abandonou a prova por exaustão, além de vários outros pilotos passarem mal também após a corrida.

Mesmo reconhecendo as dificuldades vividas naquela corrida, Hamilton acredita que o desafio físico faz parte do esporte. “Tivemos corridas como na Malásia, no meu primeiro ano, quando minha máquina de bebida quebrou e terminei desidratado. E Singapura no ano passado foi bem brutal também”, relembrou o britânico em Jeddah, antes do GP da Arábia Saudita. “Mas eu adoro isso. Nós somos os melhores atletas, e tem que ser difícil.”

Sete vezes campeão mundial, Hamilton entende que há formas mais adequadas de lidar com o calor, sem recorrer ao novo sistema. “Não quero usar esse sistema de resfriamento, se eu puder evitar. Quero ver como posso me preparar melhor, usar um colete de resfriamento antes, pré-resfriar meu corpo, garantir que estou bem hidratado. Isso faz parte do processo.”

Hamilton também comparou a atual geração de carros com os modelos do início de sua carreira. “Na verdade, os carros de hoje são mais fáceis de pilotar do que quando comecei na Fórmula 1. E são muito mais pesados”, acrescentou.

Além da questão esportiva, o peso adicional desse novo sistema de resfriamento, estimado em 6 kg, também incomoda Hamilton, que considera o impacto negativo no desempenho outro motivo para rejeitá-lo.

Mesmo assim, ele não ignora os episódios críticos que motivaram o debate. “Entendo que é difícil e ninguém quer ver pilotos desmaiando. No Catar, por exemplo, foi extremamente quente, e eu nem terminei aquela corrida, então não vivi aquilo”, comentou, em tom bem-humorado. “É bom que a tecnologia exista, mas para mim, não é isso que quero ver no meu carro. Essa é só a minha opinião”, encerrou o britânico.

🎥 Vídeos mais recente

Fonte: f1mania

Anteriores Três modelos Android populares perdem suporte do Google e ficam vulneráveis a ataques
Próxima Fraude no INSS: policial federal suspeito de participar do esquema escondia US$ 200 mil em espécie