F1: Hamilton “certamente não esperava uma diferença tão grande para Red Bull”


Na classificação deste sábado para o GP de Abu Dhabi, as Mercedes certamente não tiveram um desempenho tão bom quanto no Brasil. Lewis Hamilton e George Russell ficaram com o P5 e P6, respectivamente. O heptacampeão mundial ficou chocado com a diferença que entre a sua equipe e a Red Bull, pois, mesmo ficando com a quinta colocação, ele ficou oito décimos atrás do pole position, Max Verstappen.

A última classificação do ano também voltou a trazer alguns problemas do início da temporada para a Mercedes. Ainda que a evolução da equipe alemã seja clara, os tempos na classificação no Circuito Yas Marina foram um pouco chocantes para os pilotos da Mercedes. Hamilton sofreu com algumas dificuldades durante a sessão de sábado, relatando problemas nos freios e porpoising.

Após a classificação, Lewis disse: “Eu certamente não esperava uma diferença tão grande, mas perdemos seis décimos na reta. Os saltos também estão de volta. Não tem sido fácil.”

Anteriormente, Toto Wolff, chefe da Mercedes, confirmou que a equipe estaria pilotando com mais pressão aerodinâmica neste fim de semana, fazendo com que ela perca mais tempo nas retas. Além disso, depois de sofrer com saltos durante quase toda a temporada de 2022, recentemente a equipe parecia ter se livrado desse problema. No entanto, ele reapareceu em Abu Dhabi, coisa que Russell, Wolff e Hamilton certamente não apreciam nem um pouco.

Durante as férias de inverno, a Mercedes terá muito trabalho a fazer. Depois de uma temporada decepcionante para a oito vezes campeã de construtores, eles querem voltar ao topo em 2023. Hamilton cita o porpoising como um dos maiores problemas da equipe este ano. “Há muitas outras coisas. Obviamente, temos alguma pressão aerodinâmica, mas só precisamos construir um carro mais eficiente. Acho que todos na equipe sabem exatamente onde estão os problemas. Estamos confiantes de que podemos construir um carro sem essas características.”

Em Abu Dhabi, depois da corrida de domingo, Hamilton ainda entrará em ação na pista para uma sessão de testes dos pneus da Pirelli. “Estou ansioso para terça-feira, porque é a última vez que tenho que pilotar isso. Não tenho intenção de pilotar isso novamente.”

Anteriores F1: Leclerc afirma que ritmo da Red Bull está muito forte
Próxima Pérez leva a melhor na disputa com Leclerc e conta com ajuda de Verstappen no Q3