Lewis Hamilton viveu um pesadelo no GP da China de Fórmula 1. Após brilhar na corrida Sprint no sábado onde conquistou o segundo lugar, o piloto britânico sofreu muito com o comportamento do carro no GP de domingo, chegando a suspeitar de danos devido às fortes saídas de frente que enfrentava.
Depois de largar bem na corrida Sprint com pneus macios, Hamilton optou pela mesma estratégia para o GP, mas desta vez não funcionou. “Meu Deus, acho que fui o único com pneus macios, e eles acabaram depois da primeira volta”, lamentou o piloto sobre a escolha estratégica. “Foi muito difícil.”
Hamilton também revelou que o carro estava tão instável na primeira parte da corrida que chegou a pensar em um problema mais sério. “No começo, achei que tinha tocado em alguém porque nunca tinha saído tanto de frente. Eu entrava nas curvas em baixa velocidade e já esperava sair”, afirmou.
“Pensei que tinha danificado algo, como alguns outros pilotos, porque tinha detritos voando por toda parte em um momento, mas era apenas o acerto que eu escolhi. Com melhores decisões de setup, talvez pudéssemos estar perto de George (Russell), mas só temos que continuar lutando”, disse Hamilton.
O próprio piloto reconhece que as mudanças agressivas feitas no acerto do carro após a corrida Sprint, foram um dos principais fatores para o seu desempenho ruim no GP. “No final das contas, fiz uma péssima alteração no acerto do carro ontem e paguei o preço por isso”, afirmou. “Pretendo garantir de não fazer isso novamente no futuro.”
A Mercedes, por sua vez, respirou aliviada por Hamilton ao menos pontuar. “A corrida de Lewis não foi fácil, pois ele não ganhou muito na largada com o pneu macio”, disse Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da equipe. “Ele então ficou preso em um congestionamento na linha de dentro na curva 2, e perdeu para carros na linha externa.”
“Fizemos algumas mudanças em seu carro depois da Sprint, e claramente, elas não o tornaram melhor. Isso dificultou a sessão de classificação para o GP e o próprio GP. Ele estava lutando para virar o carro e precisava usar a potência para fazer isso, o que estava prejudicando os pneus traseiros”, acrescentou.
“Decidimos chamá-lo para o box durante o Safety Car virtual para compensar os outros carros, mas a maioria dos nossos concorrentes fez o mesmo assim que o Safety Car foi acionado. Nos beneficiamos de alguns carros abandonando a prova, mas considerando o início da corrida, foi um alívio conseguir alguns pontos”, concluiu Shovlin.
Fonte: f1mania