F1: Hakkinen não acredita que domínio da Red Bull continue por muito tempo


Atualmente, a equipe Red Bull tem conquistado vitórias com uma enorme vantagem em relação às demais equipes na Fórmula 1, tendo vencido as doze corridas realizadas até agora em 2023. No ano passado, Max Verstappen conquistou o título de pilotos e a Red Bull o de construtores com uma vantagem significativa, e nesta temporada, estão a caminho de conquistar mais dois títulos com uma liderança talvez ainda maior.

No entanto, o ex-piloto e bicampeão de F1, Mika Hakkinen, acredita que essa supremacia não vai continuar pelos próximos cinco anos. Ele explica que parte dessa expectativa, se deve ao sistema de handicap aerodinâmico utilizado na Fórmula 1. Quanto mais baixa for a posição de uma equipe no campeonato de construtores, mais tempo ela tem disponível no túnel de vento para desenvolver o carro. Isso deveria nivelar o desempenho das equipes ao longo do tempo.

Hakkinen acredita que outras equipes irão retornar à disputa pelas primeiras colocações no futuro. “Sabemos que o túnel de vento é um elemento incrivelmente importante para tornar os carros mais rápidos. As equipes com a melhor tecnologia, que desenvolvem seus carros no túnel de vento e têm uma boa compreensão dos dados, serão as vencedoras no futuro. A Red Bull está vencendo no momento, mas eu ficaria genuinamente surpreso se isso continuasse por muito tempo”, afirmou o ex-piloto.

Portanto, embora a Red Bull esteja dominando o cenário da Fórmula 1 atualmente, a previsão de Hakkinen é de que outras equipes também encontrarão seu caminho para a frente do grid nos próximos anos, tornando a competição mais acirrada, algo que todos (exceto o pessoal da Red Bull) esperam que realmente aconteça.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Custos do GP de Las Vegas disparam; F1 segue confiante em corrida “icônica”
Próxima 40 franquias baratas de quiosque a partir de R$ 12.000