F1: Hakkinen acredita que publicidade negativa pode impedir violações do limite de orçamento


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O ex-piloto e bicampeão de Fórmula 1, Mika Hakkinen acredita que a publicidade negativa que a Red Bull recebeu por sua violação do limite de custos, pode desencorajar outras equipes a fazerem o mesmo no futuro.

Após um mês de especulação, as penalidades aplicadas à Red Bull e à Aston Martin foram divulgadas no final de semana do GP do México.

Por sua violação ‘processual’, a Aston Martin recebeu uma multa de US$ 450.000, enquanto o gasto excessivo ‘menor’ da Red Bull, resultou em uma multa de US$ 7 milhões e uma perda de 10% no tempo de túnel de vento em 2023.

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Hakkinen disse que ficou feliz em ver a questão resolvida e disse que, com qualquer novo teto orçamentário, ‘sempre é provável que haja uma área cinzenta’.

“A primeira coisa a dizer é que estou feliz que este assunto esteja encerrado, e a penalidade da FIA tenha sido aceita pela Red Bull”, disse ele à Unibet.

“Com os regulamentos técnicos e esportivos, você geralmente tem uma decisão clara, por exemplo, se o carro está abaixo do limite de peso ou se um piloto sai dos limites da pista, mas com os regulamentos financeiros sempre houve uma área cinzenta.”

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“Acho que é por isso que todos aceitaram dois níveis para quebrar o teto orçamentário, um gasto menor ou um maior. A FIA reconheceu que pode haver vários níveis de gastos excessivos e razões para isso”, disse Hakkinen.

O debate tem sido intenso sobre se a multa da Red Bull é justa ou não. Toto Wolff, chefe da Mercedes, deu sua opinião, assim como Zak Brown, da McLaren, mas Hakkinen disse que não é a penalidade financeira nem esportiva que fará outras equipes pensarem duas vezes antes de fazer algo semelhante.

“A penalidade da Red Bull pelo pequeno excesso de gastos, ainda é significativa. Muito mais do que a penalidade financeira ou aerodinâmica, tem sido uma experiência desconfortável para a equipe.”

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“O bom é que nenhuma equipe vai querer se arriscar a repetir isso no próximo ano, então, embora tenha sido um momento muito difícil e controverso para a Red Bull, acredito que beneficiará a F1 a longo prazo, porque todos os chefes de equipe estarão determinados a não ter esse tipo de publicidade negativa no futuro”, acrescentou Hakkinen.

Muito ainda deve ser discutido sobre esse assunto, se a penalidade aplicada à Red Bull foi justa ou não, mas Hakkinen tem razão quando fala sobre a publicidade negativa, pois isso reflete não apenas na F1, mas também na marca da empresa.

 

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