F1: Haas não está preocupada com histórico de conflitos de Ocon


Esteban Ocon está de saída da Alpine, e irá pilotar para a Haas em 2025. Sendo conhecido por sua abordagem competitiva e implacável até mesmo com seus companheiros de equipe, Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas, diz não estar preocupado com o histórico do piloto francês.

Ocon já teve conflitos com Sergio Pérez, na Force India, e mais tarde com Fernando Alonso, na Alpine. Seu atual companheiro na Alpine é Pierre Gasly, com quem também teve desavenças, a de maior destaque sendo uma colisão em Mônaco.

Komatsu afirma que a chave para manter a boa relação entre dois pilotos, nesse caso, Ocon e Oliver Bearman, novato na F1, é a transparência.

“Honestamente, acho que muito disso se resume à transparência, confiança e clareza nas regras de engajamento,” explicou ele. “Acho que o problema ocorre quando há certa quebra de confiança entre a equipe e o piloto também”.

“Então, claro, não na minha posição atual, mas já trabalhei na Fórmula 1 por um tempo razoável”.

“E nas minhas várias posições, como engenheiro de corrida, chefe de engenharia, diretor de engenharia ou atual posição de chefe de equipe”.

“Minha experiência é que, enquanto eu me aproxime deles com transparência, sem agenda pessoal, uma agenda clara para a equipe sobre como devemos proceder neste final de semana de corrida, este ano, qual é o objetivo, qual é a regra de engajamento, desde que isso esteja esclarecido com antecedência, desde que a comunicação seja totalmente transparente, então a confiança estará lá”.

“Quando a confiança está lá, eu, na verdade, não encontrei problemas que saíram do controle. Então eu pessoalmente não estou preocupado”.

“Se eu estivesse preocupado, eu não teria escolhido essa combinação porque é minha responsabilidade garantir que temos dois pilotos que trabalham para a equipe, no melhor interesse da equipe”.

“Não tenho dúvida de que tanto Esteban quanto Oli [Oliver Bearman] entregarão isso.”

Em Mônaco, Ocon tentou uma ultrapassagem arriscada sobre Gasly, que não funcionou, e os dois acabaram colidindo. Esteban teve que sair da corrida, e Pierre teve seu carro danificado. Komatsu disse que conversou com o piloto francês sobre o ocorrido, mas a Haas não desistiu da ideia de contratá-lo. 

“Claro, tivemos que considerar isso,” disse ele. “Não é como se isso tivesse passado despercebido”.

“Claro, é um incidente bastante grave. Então tive uma conversa com ele. Ainda assim, tomei essa decisão.”

Fonte: f1mania

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