Participações do jovem piloto em GPs desqualificam sua elegibilidade como novato
A Haas não poderá contar com Oliver Bearman no teste de pós-temporada da Fórmula 1, em Abu Dhabi, já que o piloto britânico não é mais considerado um novato de acordo com as regras da categoria. A sessão, realizada no circuito de Yas Marina, exige que cada equipe inscreva um piloto experiente e um novato.
Para ser classificado como novato, o piloto não pode ter participado de mais de dois GPs na Fórmula 1. No entanto, Bearman excedeu esse limite ao substituir Carlos Sainz na Ferrari durante o GP da Arábia Saudita e atuar em duas corridas pela Haas, no Azerbaijão e no Brasil, no lugar de Kevin Magnussen.
Opções da Haas para o tste
A Haas já confirmou Esteban Ocon como o piloto experiente para o teste, marcando a estreia do francês no carro da equipe americana. Ocon, que chega à Haas após um período na Alpine, contribuirá para o desenvolvimento do carro de 2024.
“Será a primeira vez que Esteban pilota nosso carro, o que é importante porque os regulamentos são estáveis,” explicou Ayao Komatsu, chefe da equipe. “O carro do próximo ano é uma evolução do atual, então é bom que ele o teste antes de janeiro para identificar pontos fortes e fracos.”
No entanto, a busca por um substituto de Bearman para preencher o requisito de novato se mostra desafiadora. A parceria técnica da Haas com a Ferrari abre acesso à academia de jovens pilotos da Scuderia, mas a saída de Robert Shwartzman para a IndyCar limita as opções disponíveis. Dino Beganovic, o piloto mais avançado na academia, recentemente se formou na Fórmula 3, o que o torna uma escolha pouco provável.
Outra possibilidade é Pietro Fittipaldi, piloto reserva da Haas, que ainda é elegível como novato após participar de dois GPs em 2020. Além disso, a Haas pode recorrer à sua colaboração com a Toyota, que disponibilizará pilotos para o programa de Testes com Carro Anterior (TPC) da equipe.
Ferrari é esperança para teste de Bearman
Embora Bearman esteja descartado do teste em Abu Dhabi, ele ainda terá oportunidades futuras com a Haas. Komatsu confirmou que o jovem piloto participará de um teste com o carro anterior da equipe em janeiro.
“Faremos um TPC em janeiro antes do início da temporada com nossos novos pilotos,” disse Komatsu.
Bearman também pode participar do teste de pós-temporada como piloto sênior, caso a Ferrari opte por escalá-lo ao lado de um novato. Contudo, Lewis Hamilton, novo piloto da Ferrari para 2025, não será essa escolha. O britânico ainda estará comprometido com atividades promocionais da Mercedes até o fim de 2024, adiando sua estreia no carro da Scuderia para o início do próximo ano.
Fonte: f1mania