F1: Grupo chinês poderia comprar a equipe Aston Martin


A imprensa chinesa vem relatando rumores de que a Geely planeja adquirir o controle total da equipe Aston Martin de Fórmula 1, com Zhou Guanyu como segundo piloto ao lado de Fernando Alonso a partir de 2025.

O Grupo Geely é um ‘devorador de marcas’. A empresa possui, entre outras, Geely Auto, Geometry, Volvo Car, Polestar, Zeekr, Lynk & Co, Proton, e recentemente, a fabricante britânica de carros esportivos Lotus. Além disso, a Geely tem uma participação de 50% na ‘nova’ Smart e quase 10% na Daimler AG (a proprietária da Mercedes-Benz).

Em maio deste ano, o Grupo Geely anunciou que detinha 17% das ações da Aston Martin Lagonda Global Holdings. Isso o tornou o terceiro maior acionista da fabricante britânica de carros esportivos. O maior acionista, com 26%, é o Yew Tree Consortium, liderado por Lawrence Stroll. O segundo maior é o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita.

A Geely já atua no automobilismo. As atividades de automobilismo da empresa são organizadas sob o Geely Group Motorsport. Eles competem em várias categorias de TCR Touring Car, incluindo o campeonato FIA WTCR com a Cayan Racing. Mas a história remonta muito mais longe. Entre outras coisas, a Geely participou de Rally na China e no início de 2010, a Geely organizou vários campeonatos de monopostos na Ásia.

Zhou é um piloto talentoso e seu contrato com a Alfa Romeo acaba de ser renovado para 2024. Então depois disso, Zhou estará livre. Sua nacionalidade chinesa, é claro, muito atraente para a Geely e, além disso, ele traz vários patrocinadores pessoais com ele.

Mas a maior questão permanece: Lawrence Stroll. Ele estaria disposto a desistir de sua equipe na F1? Talvez sim. O filho Lance está tendo sua pior temporada de todos os tempos e não parece muito motivado a evoluir. Talvez o pai Lawrence agora veja que Lance não é um piloto para ser campeão. Além disso, Stroll também não obteve muito ganho financeiro com a aventura. Desde que ele comprou uma participação inicial em 2020, o preço das ações da equipe só caiu. As vendas de carros de rua ainda são decepcionantes, na verdade, o SUV DBX é o único carro que realmente vende bem.

Para a Geely, um acordo com a Aston Martin e Zhou Guanyu pode ser uma opção interessante para aumentar o perfil da empresa globalmente. Stroll pode ter se cansado da história, com um Lance decepcionante e receitas decepcionantes. Agora resta aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Fonte: f1mania

Anteriores Após reunião com chanceler do Irã, Hezbollah diz que 'está pronto para agir quando chegar a hora'
Próxima Rappi vai registrar entregadores? Justiça determina que sim; app vai recorrer