F1: Gasly não concorda com sistema de pontos de penalidade da FIA


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O piloto da AlphaTauri, Piere Gasly, espera que seja possível uma visão mais clara sobre a distribuição de pontos de penalidade. O francês está perto de ser impedido de participar de uma corrida, pelo número de pontos de penalidade que tem no momento. Após o GP do México, ele criticou a atitude da FIA, mas expressou confiança que uma política melhor seja adotada no futuro.

Gasly está em uma situação complicada. Ele atualmente tem 10 pontos de penalidade em sua superlicença. Com 12 pontos, um piloto é impedido de participar do próximo GP após ter atingido esses doze pontos. Esses pontos de Gasly não irão expirar até maio de 2023, o que significa que o francês terá que completar nove corridas sem atingir esse limite.

Os pontos de penalidade mais recentes de Gasly foram recebidos no México, onde o piloto da AlphaTauri colidiu com a Aston Martin de Lance Stroll. Gasly forçou Stroll a sair da pista e conseguiu ganhar uma posição no processo. Muitas vezes, espera-se que o piloto devolva a posição e tente novamente mais tarde, mas como Gasly não fez isso na hora, ele recebeu uma penalidade de tempo e um ponto de penalidade em sua superlicença. Gasly disse após a prova que estava muito frustrado com a situação e a maneira como a FIA lida com esses momentos.

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“Sou um piloto de corridas, e se vejo uma possibilidade de ultrapassar, vou atrás dela”, disse Gasly, parafraseando a famosa frase de Ayrton Senna. “E se a FIA não estiver feliz com isso, me diga para devolver a posição, e então vou tentar passar novamente. Mas eles não fizeram isso desta vez. Eu tento o meu melhor dentro do carro, e a última coisa que quero é receber pontos de penalidade estúpidos e perder tempo de corrida”, disse ele.

Olhando para a próxima corrida no Brasil, Gasly disse que quer discutir com os comissários para ver o que ele deve fazer de diferente. Ter esse tipo de discussão na pista não é fácil, então Gasly espera se antecipar ao problema dessa vez. Ele também manifestou confiança que, no futuro, a FIA seja mais branda na distribuição de pontos de penalidade.

 

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