F1: Gasly e Ocon focam na pista enquanto Alpine enfrenta protestos


Os pilotos da Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon, afirmaram que o foco deles estará na pista durante o final de semana do GP da Itália de Fórmula 1, apesar dos protestos planejados por funcionários da equipe. Os protestos, que incluem uma greve na fábrica de motores em Viry-Châtillon e manifestações no circuito de Monza, surgem em meio à insatisfação dos trabalhadores com o anúncio feito pela Renault (dona da Alpine), relacionada ao encerramento da fabricação de motores próprios e se tornar uma equipe cliente a partir de 2026.

A Alpine está considerando encerrar a produção de seus próprios motores de Fórmula 1, como parte de uma reestruturação planejada para a nova era de regulamentos de unidades de potência em 2026. Embora os detalhes sobre o impacto dessa mudança nos funcionários em Viry-Châtillon ainda não sejam claros, a decisão já gerou preocupação e insatisfação entre os trabalhadores.

Cerca de 100 funcionários da Alpine são esperados em Monza com faixas de protesto, mas a equipe garantiu que não haverá interrupções nas atividades de pista. Mesmo diante desse cenário, Gasly, que tem contrato com a equipe até pelo menos o final de 2026, afirmou que seu foco permanece em obter o melhor desempenho possível na corrida.

Gasly comentou que a situação é um tema gerencial e fora de seu controle direto. “Meu papel na equipe é entregar os melhores resultados possíveis na pista, como forma de recompensar o trabalho árduo de todos os funcionários,” disse o piloto francês. Ele também expressou a esperança de que todos os envolvidos encontrem uma solução satisfatória.

Ocon, que também destacou seu compromisso com o desempenho na pista, afirmou que entende o desejo dos funcionários de serem ouvidos e que espera que haja um diálogo entre as partes. “Minha função é pilotar e levar o carro ao melhor resultado possível,” afirmou o piloto de 27 anos, que deixará o time francês após o final da atual temporada.

lpine, que já investiu consideravelmente no desenvolvimento de sua unidade de potência para 2026, estaria buscando reduzir custos com essa reestruturação, mas sem comprometer a performance. Enquanto isso, a equipe lida com um período de mudanças internas, incluindo a chegada de novos líderes e o retorno de Flavio Briatore ao cenário da F1, como consultor da equipe.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.

Fonte: f1mania

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