F1: Futuro de Schumacher e Ricciardo estão interligados, diz jornalista


O alemão Mick Schumacher, segundo muitos boatos, deve perder sua vaga na Haas para 2023. Com isso, seu futuro pode depender do que Daniel Ricciardo decidir, já que os dois pilotos foram cogitados para a função de piloto reserva na Mercedes.

Antes do final de semana do GP de São Paulo, já circulavam rumores de que a Haas já teria tomado sua decisão, e que Nico Hulkenberg vai substituir Schumacher na próxima temporada.

O chefe da Haas, Guenther Steiner, confirmou na coletiva de imprensa dos construtores no sábado em Interlagos, que a escolha realmente já foi feita, e isso será divulgado durante a próxima semana.

Caso Schumacher perca sua vaga na equipe, a Auto Motor und Sport diz que ele pode competir com Ricciardo pela vaga de piloto reserva na Mercedes.

Michael Schmidt, da AMuS, afirma que as ‘decisões de Schumacher e Ricciardo estão ligadas’, com ambos os pilotos deixando claro que a Fórmula 1 continua sendo sua prioridade para a próxima temporada.

“Ricciardo já se contentou com um papel de piloto reserva”, escreveu Schmidt. “Schumacher terá que considerar essa possibilidade no caso de uma decisão negativa de sua equipe. Também não é segredo que conversas já ocorreram em ambos os casos”, disse ele.

Porém, Ricciardo também estaria negociando a mesma função de reserva com a Red Bull. Isso poderia ser muito interessante para o australiano, pois com sua ex-equipe, ele poderia ter mais chances de voltar a ser piloto titular, no caso de Sergio Perez não impressionar na próxima temporada.

De qualquer forma, a porta da Mercedes está fechada mesmo para 2024, pois Lewis Hamilton quer um novo acordo com a equipe, e George Russell tem um contrato longo e já foi anunciado como o futuro da equipe de Brackley.

Schumacher seria então a primeira escolha da Mercedes se Ricciardo não estiver disponível, com Schmidt dizendo que seria mais um movimento lateral para o piloto de 23 anos do que para um piloto como Ricciardo.

“Para Schumacher, um contrato de piloto reserva com uma equipe que está em terceiro no campeonato de construtores não seria um retrocesso, mas apenas um desvio. Ele pode aprender mais lá do que correndo em uma equipe pequena como a Haas.”

“E ele também seria o piloto reserva para a maioria das equipes clientes da Mercedes. Apenas a Aston Martin tem um piloto reserva em suas próprias fileiras em 2023. O exemplo de Nyck de Vries mostra que, com tantas opções, ele pode rapidamente conseguir uma vaga de titular novamente”, acrescentou.

Toto Wolff, chefe da Mercedes já falou de seu interesse no jovem Schumacher no passado, dizendo à RTL na temporada passada que o piloto tem ‘o potencial para sentar em um carro de primeira e por que não em uma Mercedes? Mas ele tem que seguir seu caminho’, disse Wolff anteriormente sobre o piloto alemão.

O pai de Schumacher, Michael Schumacher, correu pela Mercedes de 2010 a 2012 depois de ser persuadido a sair da aposentadoria e retornar ao grid da Fórmula 1.

A Mercedes, no entanto, não é a única opção de Schumacher, pois a Alpine também estaria interessada” em tê-lo como reserva, já que seu júnior, Jack Doohan, se concentra em seu programa na Fórmula 2.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’, diretamente de Interlagos, o GP de São Paulo da Fórmula 1 2022 com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.

 

 

 

 

Anteriores F1: Wolff volta a falar sobre um teto salarial para os pilotos
Próxima F1: Segundo informações, Haas vai anunciar seu segundo piloto na terça-feira