Max Verstappen teve uma experiência especial no circuito de Nurburgring-Nordschleife, onde precisou realizar testes práticos e teóricos para obter a licença de categoria A no circuito de mais de 20 km de extensão. O instrutor responsável por acompanhá-lo, Andreas Gülden, destacou a habilidade e o entusiasmo do tetracampeão de Fórmula 1.
O holandês completou catorze voltas durante uma corrida de quatro horas no sábado (13). Embora não tenha alcançado os dois resultados classificados exigidos, um painel decidiu conceder-lhe a licença superior (A), reconhecendo seu desempenho.
Na sexta-feira, Verstappen já havia feito o exame teórico e as voltas de reconhecimento com Gülden, etapas necessárias para a licença de categoria B. O instrutor descreveu a experiência de pilotar à frente do piloto da Red Bull Racing: “Foi fantástico dar algumas voltas à frente do tetracampeão. Ainda bem que eu tinha muito mais potência, senão talvez não tivesse dado certo. Estávamos em contato pelo rádio, passei algumas dicas, mas no fim também estávamos brincando um pouco. Ele estava com pneus slicks, eu com pneus de rua, e eu precisei forçar bastante. Max achou divertido, e acredito que também tenha apreciado isso”, disse ele ao De Telegraaf.

Gülden destacou o interesse do piloto em aprender os detalhes da pista: “No passeio de ônibus pelo traçado, ele se mostrou muito interessado. Perguntou, por exemplo, sobre as linhas na chuva, e pude explicar sobre os diferentes tipos de asfalto e sinais de bandeira, que são diferentes de outras categorias.”
O instrutor não escondeu a admiração pelo trabalho com Verstappen: “Acho que aprendemos algo um com o outro. Ele é um cara muito legal, um grande entusiasta. Foi maravilhoso vê-lo sorrindo ao volante no circuito mais bonito do mundo. Estou realmente muito impressionado com Max. Claro que seu talento no carro não é surpresa, mas também pelo foco e pela ambição. Foi uma honra trabalhar com ele, ele é um verdadeiro campeão e um verdadeiro ‘Racer’,” completou Gülden.
Com a licença A em mãos, Verstappen deve voltar ao Nurburgring no fim de setembro para disputar sua primeira corrida de GT3, provavelmente ao volante de uma Ferrari 296 GT3.
Fonte: f1mania