Embora Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, tenha prometido revisar a regra que permite a troca de pneus sob bandeira vermelha, o novo esboço do regulamento esportivo para 2025 não trouxe mudanças sobre esse ponto. A permissão para que equipes troquem os pneus dos carros durante suspensões de corrida, continua sendo motivo de debates e críticas, tanto entre pilotos quanto entre fãs.
A regra, que já existe há décadas, permite que os pilotos façam a troca de pneus sem perder tempo em um pit stop normal. Ela é considerada por muitos como uma vantagem injusta, já que uma bandeira vermelha inesperada pode oferecer um ‘pit stop grátis’ para alguns competidores. O incidente mais recente ocorreu no GP de Mônaco deste ano, onde a troca de pneus sob bandeira vermelha resultou em uma corrida monótona, sem mudanças de posição nas 77 voltas restantes, após um grande acidente envolvendo Sergio Perez e outros pilotos.
Domenicali, após essa corrida, havia declarado que essa regra precisava de ajustes: “Não podemos permitir que isso aconteça novamente. Precisamos antecipar esses cenários e cobri-los nas regras.” No entanto, até o momento, a revisão prometida não se concretizou. O regulamento proposto pela FIA para a próxima temporada mantém a liberdade das equipes para realizar trocas de pneus em caso de bandeira vermelha, sob o artigo 57.4 b) vii).
Para muitos críticos, incluindo pilotos como Lando Norris, a regra gera situações de sorte que impactam diretamente o resultado das corridas. Norris reclamou após uma bandeira vermelha recente, afirmando que alguns de seus rivais, incluindo o líder do campeonato Max Verstappen, ‘tiveram sorte com uma regra com a qual ninguém concorda’.
Outras categorias, como a IndyCar, adotam uma abordagem mais rígida: durante bandeiras vermelhas, as equipes não podem tocar nos carros, e qualquer mudança de pneus só é permitida quando o pit lane é reaberto. Essa restrição assegura que nenhum piloto se beneficie de uma troca gratuita, o que mantém a competição mais equilibrada.
Ainda que a FIA pudesse seguir essa linha, Domenicali e outros defensores da regra atual, argumentam que a troca de pneus em uma bandeira vermelha garante segurança. Em acidentes graves, os carros podem acumular detritos ou sofrer danos leves nos pneus, e trocar os compostos garante que os pilotos retornem à pista em condições mais seguras.
Modificar a regra poderia também introduzir novos desafios. Por exemplo, exigir que os pilotos façam uma parada sob bandeira verde para cumprir a regra dos dois compostos, mesmo que tenham trocado pneus sob bandeira vermelha, poderia complicar a estratégia de corrida e frustrar disputas nas voltas finais.
Assim, enquanto muitos enxergam na regra atual um fator que compromete a justiça esportiva, a FIA e a Fórmula 1 ainda não encontraram uma solução que equilibre segurança e competitividade sem criar novos problemas estratégicos.
Fonte: f1mania