A FIA confirmou que planeja mudar o sistema de pontos para corridas mais curtas na Fórmula 1. Essa mudança ocorre após a confusão causada no GP do Japão do ano passado, onde Max Verstappen conquistou seu bicampeonato.
O GP do Japão de 2022 foi disputado em pista molhada, depois que a corrida foi adiada por uma hora devido à forte chuva. Verstappen cruzou a linha de chegada em primeiro e conquistou seu bicampeonato, após a penalidade de Charles Leclerc, que cortou a chicane na última volta para manter a liderança sobre Sergio Perez.
A penalidade de Leclerc deu a Verstappen uma vantagem ainda maior no campeonato de pilotos, mas por causa da corrida encurtada, surgiu confusão sobre a contagem de pontos. As equipes acreditavam que apenas parte da pontuação seria distribuída, devido ao tempo bastante encurtado da corrida, mas a FIA aplicou a pontuação integral, o que deu a Verstappen 25 pontos por sua vitória, e assim o bicampeonato para o holandês.
Depois do GP da Bélgica de 2021, onde a ‘corrida’ teve apenas três voltas e feitas atrás do Safety-Car, novas regras de distribuição de pontos entraram em vigor. O vencedor recebe seis pontos por menos de 25% da distância da corrida, 13 pontos por menos de 50% e, finalmente, 19 pontos por menos de 75%. Como o GP do Japão teve uma distância de corrida de 52% realizada, as equipes pensaram que Verstappen receberia apenas 19 pontos por sua vitória, o que não lhe daria o título naquele momento, porém, foi aplicada a pontuação total.
Steve Nielsen, o novo diretor esportivo da FIA, vai trabalhar em uma nova distribuição de pontos. Falando ao Motorsport.com, Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, afirmou que os regulamentos serão ajustados, embora ele próprio não ache que a FIA tenha feito algo errado no Japão.
“Está mudando, mas indo direto ao ponto: Quem escolheu isso? As equipes. Quem aprovou? As equipes. Nós apenas tivemos que implementar. E quem leva a culpa? Nós. Honestamente. Onde está a justiça? Isso me deixa frustrado”, concluiu o presidente da FIA.
Ainda não foi divulgado oficialmente como será a nova distribuição de pontos na F1, mas a questão que foi levantada por muitas pessoas, é que se existe um regulamento, qual o motivo de ser aplicada uma pontuação diferente do previsto, como ocorreu no Japão?
Só existem duas alternativas: Ou o regulamento está mal redigido, e portanto sujeito à interpretações diferentes, ou alguém pode agir de maneira errada, intencionalmente ou não.
De qualquer forma, o ocorrido no Japão não mudaria o resultado do campeonato em 2022, pois mesmo se Verstappen não tivesse garantido o título naquela corrida, iria fazer isso muito provavelmente na corrida seguinte, o GP dos EUA.