F1: FIA estuda diminuir tamanho das zonas DRS em 2023


A FIA está estudando encurtar as zonas DRS em 2023. Isso se deve ao fato de os novos carros da Fórmula 1, terem adotado uma nova forma aerodinâmica a partir dos novos regulamentos que entraram em vigor em 2022, e assim, correrem mais próximos uns dos outros ao longo da corrida, mas isso também tornou as ultrapassagens nas zonas DRS muito mais fáceis do que eram anteriormente.

Obviamente, uma corrida com muitas ultrapassagens, em teoria, deveria ser emocionante, mas acabou não sendo necessariamente assim, devido à grande facilidade para ultrapassar em plena reta com o uso do DRS. Isso diminuiu consideravelmente as disputas de freada na aproximação das curvas, pois o piloto pode optar por não disputar uma freada na curva, e simplesmente esperar pela reta, onde vai ultrapassar o adversário sem nenhum dificuldade. É por isso que a FIA está disposta a encurtar as zonas DRS.

O diretor da FIA, Ross Brawn, que anunciou sua aposentadoria no final de 2022, já afirmou anteriormente que são necessários ajustes no uso do DRS, justamente para tentar aumentar as disputas reais, e não a facilidade proporcionada pelo dispositivo.

Nada é oficial ainda, mas a FIA parece realmente disposta a fazer esses ajustes, principalmente em relação ao tamanho das zonas DRS, e isso pode ser já na próxima temporada.

 

 

Anteriores BC tem R$ 4,6 bilhões esquecidos em bancos a serem devolvidos
Próxima Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social