F1: FIA e Red Bull não concordam sobre cálculo de orçamento


fia_flag_6_2_0

A FIA e a Red Bull discordam sobre se a equipe excedeu ou não o teto orçamentário no ano passado. A diferença de opiniões, é principalmente sobra a forma como algumas despesas são classificadas, segundo o alemão Auto, Motor und Sport.

Na segunda-feira, a FIA anunciou que a Red Bull havia excedido seu limite orçamentário em 2021. O valor exato não foi divulgado, mas seria menos que 5% do orçamento. A Red Bull foi rápida em responder com uma declaração, dizendo que a equipe não concorda com essa afirmação e que, de acordo com seus próprios cálculos, os gastos estavam dentro dos limites.

A diferença supostamente reside em como os dois lados interpretam certas despesas. Por exemplo, a Red Bull não incluiria as despesas médicas dos funcionários no cálculo, mas a FIA sim.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Os cálculos do teto orçamentário não incluem os salários dos três funcionários mais bem pagos. No entanto, os dois lados não concordam muito com a interpretação exata disso. Em particular, em qual categoria o diretor técnico, Adrian Newey se enquadra, é um ponto de desacordo.

Como projetista-chefe do carro, Newey é indispensável para a Red Bull, e como tal, a equipe também o vê como um dos três principais salários, o que assim não se enquadraria dentro do limite do teto orçamentário. Mas de acordo com a FIA, as coisas são diferentes. Newey é de fato afiliado à Red Bull em um contrato de consultoria. Então, de acordo com a FIA, ele não conta como funcionário permanente, mas sim como trabalhador autônomo e, portanto, seu salário ficaria realmente dentro do orçamento.

Isso significa que, se a FIA estiver certa, a Red Bull tentou economizar dinheiro em seu orçamento, incluindo Newey entre os grandes salários, em vez de incluir seu salário no orçamento. Outro engenheiro, muito menos remunerado, ocuparia então o lugar de Newey no orçamento, disponibilizando mais dinheiro para o desenvolvimento do carro.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

Ainda não se sabe qual será a punição exata para a Red Bull, ou quando essa decisão será divulgada. De qualquer maneira, parece que a Red Bull tentou ‘driblar’ o limite do orçamento, mas a FIA não aprovou essa jogada.

 

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

 

 

Anteriores Bolsonaro se contradiz e agora diz que plano de mudança no STF é invenção
Próxima The Rock diz que “ponto principal” de Adão Negro é filme com Superman