F1: FIA define nova estrutura para direção de corridas em 2025


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), anunciou a nova estrutura para a direção de provas da Fórmula 1, a partir da temporada 2025. A principal mudança é a confirmação de Claire Dubbelman como diretora adjunta, complementando o trabalho de Rui Marques, que segue como diretor de corrida.

Dubbelman, que já atuava como gerente esportiva da F1 e trabalhou em categorias como F2 e F3 desde 2017, assume o novo cargo após participar do ‘Programa de Alto Desempenho’ da FIA, que visa formar futuros comissários e oficiais de corrida. Sua nomeação representa um passo importante na reestruturação da direção de prova na F1, que passou por diversas mudanças nos últimos anos.

A reestruturação da direção de prova ganhou destaque após a saída de Niels Wittich pouco antes do GP de Las Vegas de 2024. Marques assumiu o cargo interinamente nas três últimas corridas da temporada. Além da saída de Wittich, a FIA também perdeu Janette Tan, diretora adjunta de prova da F2.

Nos últimos anos, a FIA implementou mudanças significativas na direção de prova, incluindo a criação de um centro de operações remoto em Genebra, similar ao VAR no futebol, com o objetivo de auxiliar nas decisões durante as corridas. A nova dupla Marques/Dubbelman representa mais um passo na evolução da estrutura da direção de corridas da Fórmula 1.

Fonte: f1mania

Anteriores Tarifas de Trump sobre aço e alumínio abalam Brasil e demais exportadores de Washington
Próxima GCCO cumpre prisões e buscas contra facção por extorquir e ameaçar comerciantes em VG