A FIA está com planos de otimizar corridas da F1 que acontecem com chuva torrencial. Segundo a entidade máxima do automobilismo, estão avaliando possibilidades de diminuir os sprays das traseiras dos carros.
No último mês, o corpo governamental anunciou o desejo de instalar arcos nas rodas dos carros da categoria. Com a baixa visibilidade quando as condições são extremas, os novos componentes surgem como uma opção de resolução.
O trabalho do órgão regulador já começou com um protótipo de cobertura para as rodas da F1. Com o andamento da questão, espera-se que já possam ser incluídos nas corridas na segunda metade de 2023, apesar de algo mais realista ser para 2024.
Nicolas Tombazi, diretor técnico da FIA, explicou o conceito por trás da ideia. Segundo o especialista, espera-se que a asa seja usada em torno de três vezes por ano, especialmente por não quererem colocar a peça toda vez que caia uma gota de chuva.
O principal objetivo é para evitar que o fiasco do GP da Bélgica de 2021 se repita. Na época, a prova teve apenas duas voltas feitas atrás do safety-car por conta da baixa visibilidade e grande quantidade de chuva.