F1: FIA chega a resolução sobre processo legal envolvendo a criação do Halo


O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, afirmou que a disputa legal que estava em andamento nos EUA sobre o Halo, foi resolvida.

Ben Sulayem falou recentemente sobre quando assumiu a presidência com um déficit de US$ 20 milhões pairando sobre a FIA, bem como um processo judicial em andamento nos Estados Unidos sobre o Halo, movido por seu inventor, Jens Nygaard, em relação a uma suposta violação de patente.

Falando aos delegados da FIA em Bolonha, Ben Sulayem confirmou que o caso foi resolvido.

“Tivemos que colocar a FIA de volta nos trilhos”, disse ele em seu discurso. “Uma das minhas primeiras ações como presidente foi ser transparente sobre os desafios legais que enfrentamos.”

“Portanto, estou muito feliz em dizer que o litígio sobre o Halo foi resolvido de maneira muito positiva, protegendo o futuro da FIA, e agradeço à equipe jurídica por todo o trabalho árduo.”

“Mas essa transparência tinha que ir além. É por isso que contratamos auditorias independentes de nossas finanças e governança, que moldaram nossos planos para o futuro”, disse ele.

“Isso significa equilibrar as contas e reformar a FIA para entregar mais para seus membros. Devo agradecer a Carmelo Sanz de Barros, presidente do Senado da FIA, por todo o seu trabalho árduo. Ele liderou esta reforma, ajudando a garantir o futuro da FIA”, acrescentou.

A assembleia geral foi seguida pela festa de premiação da FIA em Bolonha, com os campeões de cada uma das categorias que correm sob chancela da FIA, recebendo seus troféus, o que incluiu Max Verstappen levando para casa o troféu do campeonato de pilotos da Fórmula 1 pelo segundo ano consecutivo, e sua equipe a Red Bull, recebendo o troféu pelo título entre os construtores.

O Halo tem sido amplamente elogiado por melhorar a segurança dos pilotos desde sua implantação em 2018, com o design de fibra de carbono circulando em torno dos cockpits e fornecendo proteção contra objetos grandes que possam atingir a cabeça dos pilotos, bem como proteção para o caso de capotamentos, como foi o caso de Zhou Guanyu na primeira volta do GP da Inglaterra deste ano.

 

 

Anteriores Stock Car: AMattheis Vogel anuncia Lucas Foresti como piloto para 2023
Próxima F1: Norris diz que apenas um pódio em 2022 não foi o suficiente para a McLaren